Água doce

Pacu borracha peixe: tipos, curiosidades, características, reprodução, alimentação e habitat

Por Alan Costa, em 18/11/2021 (atualizado em 31/08/2023)
pacu borracha

O Pacu Borracha ( Piaractus mesopotamicus) é um peixe de água doce que pertence a família dos Characidaes. Além disso, este peixe é natural dos rios Paraguai e Paraná, assim como ocorre desde a província de Entre Rios até a represa de Itaipu.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

pacu borracha

Portanto, no conteúdo de hoje você poderá conhecer todas as características deste peixe, a sua alimentação e reprodução, Além de outros pontos importantes para a pesca deste peixe.

Origem do peixe pacu borracha:

O pacu borracha é uma espécie de peixe que possui escamas. Além disso, o nome borracha foi dado por causa da qualidade da carne desse peixe, pois ela é fibrosa, especialmente nos exemplares mais velhos. O corpo tem o formato arredondada, sendo alto e comprido lateralmente.

Espécies:

Existem cerca de 20 espécies de Pacu no Brasil, como o Pacu Branco, Pacu Comum, Pacu Prata, Pacu Borracha, Pacu Caupeté, Pacu Caranha, etc. Além disso, existem também muitos tipos de Pacus, e alguns são ornamentais e usados em aquários.

Apesar de serem “parentes” da piranha, o Pacu é um peixe mais calmo, que convive bem com outras espécies.

Características do peixe pacu borracha:

peixe pacu borracha

O pacu borracha é um peixe de escamas pequenas  ele possui o corpo comprimido e em forma de disco. Além disso, a sua cor é acinzentado  e mais escuro na região dorsal, clareando em direção à barriga.

As suas nadadeiras peitorais e dorsal são mais escuras, já as pélvica, anal e caudal às vezes têm o tom mais alaranjado em vida ou mais esbranquiçadas.

Além disso, a sua quilha ventral existem espinhos que podem variar de 6 a 70. Os dentes são molariforme, ou seja, se parecem muito com os dentes dos seres humanos.

Seu focinho é curto, e a sua boca fica na região mais anterior da cabeça, mais próxima à região dos olhos. Entretanto este peixe  pode chegar a 50 cm de comprimento mas o tamanho varia muito de acordo com o habitat e a espécie. Atinge até 25 kgs de peso mas o mais comum é em torno de 8 kg.

Reprodução do peixe pacu borracha:

Esta espécie de peixe é ovípara, as fêmeas liberam seus ovos na água para os machos nadar e fertilizar. Desta forma, quando os ovos são mantidos em alta temperatura, eles eclodirão em poucas horas.

Alimentação:

O pacu borracha é um peixe onívoro, ele se alimenta de  restos de alimentos, como frutos e subprodutos agroindustriais selecionados, a rações completas e balanceadas com 22% a 30% de proteína.

peixe pacu borracha curiosidades

Curiosidades:

A primeira curiosidade sobre este peixe é que o pacu borracha normalmente não consegue subir as quedas d’água com grandes desníveis. Como consequência, esta espécie é comum em regiões de planícies.

Além disso, este peixe apresenta grandes similaridades com os peixes Curimbatá, Dourado e Pintado, pois eles produzem uma enorme quantidade de ovos e larvas, bem como, os abandona.

Outro ponto muito curioso é que os pescadores dificilmente conseguem diferenciar os pacus machos e fêmeas, afinal a única diferença evidente seria a granulação da superfície da nadadeira anal na época da desova.

Habitat:

O pacu borracha habita rios e lagoas nas épocas de cheia.

Onde encontrar o peixe pacu borracha:

O pacu borracha pode ser encontrado nos rios Paraguai e Paraná, assim como ocorre desde a província de Entre Rios até a represa de Itaipu

Dicas para pesca do peixe pacu borracha:

  • Para esta pesca é necessário usar uma vara de tamanho 6, linhas entre 0,30mm e 0,35mm de tamanho e anzóis de 2/0 a 3/0.
  • É aconselhável que se faça uso do empate de 10 cm para que o peixe não consiga cortar a linha fazendo com o que o pescador não sinta a puxada na isca.
  • Além disso o uso de carretilhas e molinetes é opcional. A vara comum de bambu é usada nesta pesca com bons resultados.

Sensacional essa pescaria do canal do Johnny Hoffmann

  • Se quiser aumentar as chances de pescar em belo pacu borracha, fique em lugares de água rasa que esteja próximo à margem porque estes peixes geralmente ficam nestes pontos esperando o que cai na água.
  • Se perto da margem houver árvores frutíferas, melhor ainda! Porém, caso não tenha, você pode atraí-los com frutas e iscas doces. Alguns frutos comuns mais usados são o tucum, laranjinha ou jenipapo.
  • Quando escolher as iscas naturais prefira as minhocas, minhocaçus que podem estar misturadas na massa. O fígado de boi também funciona bem.

Receitas com pacu borracha:

Receita de moqueca de de pacu borracha:

Ingredientes:

– 2 kg de pacu borracha fresco;
– 4 maços de coentro;
– 3 maços de cebolinha verde;
– 3 cebolas;
– 2 dente de alho;
– 4 tomates (ou mais a gosto);
– 2 limões;
– Azeite (a gosto);
– Pimenta vermelha (a gosto);
– 1 vidro pequeno de leite de coco;
– Azeite (a gosto);

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, limpe e corte o pacu borracha.
  2. Em seguida, em uma vasilha coloque o peixe e suco de um limão.
  3. Depois, reserve por 1 hora.
  4. Logo a seguir, pegue uma panela e coloque 2 colheres de óleo, cebola, 1 colher de azeite,  coentro, tomate, pimenta (tudo bem picadinho) e o alho amassado.
  5. Em seguida, deixe rechear e depois coloque o peixe e deixe rechear por mais alguns minutos.
  6. Depois, coloque água e um pouco de sal de deixe cozinhar por 10 minutos
  7. Para o pirão o processo é o mesmo.
  8. Depois do peixe cozido, retire as espinhas, experimente o sal e acrescente a farinha, mexendo sempre para não embolar.

Receita de pacu borracha assado recheado:

Receita de pacu borracha cozido:

 

O pacu borracha é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com corpo comprimido e em forma de disco.

Além disso, a sua cor é acinzentado  e mais escuro na região dorsal, clareando em direção à barriga.

As suas nadadeiras peitorais e dorsal são mais escuras, já as pélvica, anal e caudal às vezes têm o tom mais alaranjado em vida ou mais esbranquiçadas.

Sair da versão mobile