Oscar tigre peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O oscar tigre (Astronotus ocellatus0) é um peixe de água doce da família dos Cichlidae conhecido por uma grande variedade de nomes, como acará-grande, cará, carfá, acará-açu, acaraçu, acará-guaçu, acarauaçu, acarauçu, aiaraçu, apiari, carauaçu, caruaçu, apaiari e oscar.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o peixe oscar tigre é um dos peixes jumbo mais populares entre os aquaristas, tanto pela sua estética quanto pela facilidade de criação.
Contudo, como todo peixe, ele tem suas peculiaridades e precisa de cuidados especiais.
Origem
O peixe oscar tigre é nativo da América do Sul e possui mais de 3.000 espécies encontradas.
Características do peixe oscar tigre
O peixe oscar tigre tem uma cor amarelada em todo o seu dorso junto com listras pretas, o que lembra um tigre, por isso a razão de seu nome.
Além disso, o oscar é muito bonito devido à sua elegância e nado imponente.
Reprodução do peixe oscar tigre
Os ovos eclodem em 3 a 4 dias, neste momento, o tigre do oscar macho transporta seus filhotes em sua boca para um buraco que ele fez no fundo do aquário.
Depois de trazer os alevinos para o buraco que fez no substrato, o macho fica com sua prole até que eles possam se defender sozinhos.
Habitat
Este peixe habita em águas tropicais, mais precisamente rios da América do Sul e África.
Onde encontrar o peixe oscar tigre
O tigre do oscar é encontrado na China, África e na América do Norte e sul na sua forma selvagem.
Criação do peixe oscar tigre em aquário
Tamanho do aquário
O aquário para o peixe oscar tigre deve ter de 200 a 250 litros para cada indivíduo, caso contrário, em aquários menores podem sofrer com estresse, deixando-os mais agressivos e ocasionando doenças.
Parâmetros da água
– Temperatura variando entre 24 e 33 º C;
– pH da água deve ser entre 5 e 7,8;
Filtragem do aquário
A filtragem da água deve ser intensa, pois o oscar tigre tem tendências carnívoras.
Essa dieta de pequenos pedaços de carne, como coração, fígado, peixes pequenos e vermes, facilita a disseminação de fungos e bactérias, que é agravada pela presença de fezes.
Substrato
Outro cuidado muito importante diz respeito ao substrato, um substrato macio no fundo do aquário é importante porque quando os alevinos aparecem, o Oscar macho cava buracos para abrigá-los até que eles possam se mover por conta própria.
Outro objetivo desse substrato é imitar o fundo dos rios de água doce, habitat natural dos Oscar.
Iluminação do ambiente
O aquário Oscar Tigres deve ser mantido no escuro por 12 horas e na luz por mais 12 horas.
Deve ficar nublado, pois nosso amigo é famoso por pular. Portanto, é importante tomar essas precauções para que você não tenha surpresas desagradáveis.
Alimentação
Os filhotes de tigre Oscar se alimentam do saco vitelino. Mas quando acabar, os pequenos devem ter uma alimentação muito nutritiva, como rissóis de fígado, carne bovina ou mesmo peixe sem gordura. Artêmias e microvermes recém-nascidos podem ser opções alimentares para os jovens desta espécie.
Além disso, os alimentos que devem ser dados para os adultos desta espécie são pequenos pedaços de fígado, coração e até mesmo peixes menores, mas o uso de ração específica também é aceitável.