Oscar peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O oscar (Astronotus ocellatus) é um peixe de água doce que pertence à família Cichlidae conhecido também como apaiari, acará açu, acará-grande e dorminhoco.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O peixe oscar é nativo do Brasil, Equador, Colômbia, Guiana Francesa e Peru, o peixe Oscar pode ser encontrado ao longo do rio Amazonas e seus arredores, que é um dos ambientes com maior biodiversidade do mundo.
Populações selvagens também foram encontradas na China e na América do Norte, embora tenham se espalhado para essas áreas apenas por meio da aquarística.
Os peixes oscar são muito populares para aquários domésticos, mas não devem ser menosprezados, pois são conhecidos por seu comportamento territorial e agressivo, o que pode dificultar o cuidado.
Características do peixe oscar
O oscar possui o corpo com manchas escuras verticais irregulares e uma grande mancha ocelar na parte superior do pedúnculo da nadadeira caudal.
No entanto, as vezes apresentam forte coloração avermelhada nos flancos e no ventre.
Os peixes oscar açu jovens têm uma coloração diferente dos adultos e são listrados de faixas onduladas brancas e laranjas, além de possuírem cabeças com manchas.
Reprodução do peixe oscar
Ovíparo. A maturidade sexual ocorre por volta dos 12 meses, liberam de 1.000 a 3.000 ovos, eclodem em até 5 dias, as larvas nadam livremente após 7 dias.
Põe ovos em superfícies planas ou em substrato, o casal limpa o local de desova, geralmente folhas ou raízes, onde os ovos presos são ejetados pela fêmea e depois fertilizados pelo macho. Nas primeiras semanas, os pais cuidam da prole.
Embora a espécie seja considerada em grande parte sexualmente monomórfica, os machos crescem mais rápido e podem ter manchas escuras na base da barbatana dorsal, mas isso é altamente variável.
Alimentação
O oscar é um peixe onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se de pequenos peixes, crustáceos, vermes e larvas de insetos, invertebrados terrestres e macrófitas aquáticas.
Habitat
Esta espécie de peixe habita canais, lagoas e rios lênticos, preferencialmente em águas rasas, geralmente são solitários e encontrados comumente embaixo de troncos.
Onde encontrar o peixe oscar
O oscar é um peixe que pode ser encontrado na smérica do Sul, ele é originário da bacia Amazônica, encontra-se disseminado em quase todo o Brasil e também na Argentina, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa e Peru, introduzido e estabelecido em alguns estados norte americanos.
Criação do peixe oscar em aquário
Manutenção em aquário
Necessário aquário com dimensões mínimas de 100cm x 40cm x 50cm (200 litros), as medidas indicadas referem-se à instalação de um único indivíduo ou de um casal formado.
Para um ambiente comunitário, considere mantê-los em um aquário com pelo menos 150 cm de comprimento e mais de 300 L.
Ambiente e parâmetros da água
• água doce;
• pH: 6.0 – 7.6;
• Dureza: 5 – 19;
• Clima: tropical; 22°C – 30°C;
Alimentação
Em cativeiro o peixe oscar aceitará alimentos secos e vivos sem dificuldades.
Comportamento do peixe oscar
Os peixes oscar são territoriais, portanto, introduzir esta espécie de peixe em seu aquário pode ser arriscado.
Eles não têm medo de atacar outros peixes e o farão se um peixe invadir seu território, os tempos de acasalamento e os tempos de alimentação também podem aumentar sua agressividade.
Na maioria das vezes, os peixes oscar nadam nos níveis médios do aquário, embora muitas vezes nadem para o substrato em busca de comida.
Você pode vê-los rasgando decorações e plantas durante esta missão, então tudo no aquário deve ser protegido.
A boa notícia é que se o tanque estiver configurado corretamente e se você escolher os companheiros de tanque certos, sua agressão pode ser moderada.