Orquídea dottyback (Pseudochromis fridmani ) é peixe marinho da família dos Pseudochromidae que pertence ao gênero dos pseudocromia.
É um dos peixes marinhos populares e solicitados no hobby do aquário . Seu preço nesse mercado era alto, devido ao fato de sua captura ser difícil, pois se localizava em profundidades de até 60 m.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Porém, hoje, praticamente todos os espécimes comercializados são criados em cativeiro, e o preço atual é acessível.
Características do orquídea dottyback
É fusiforme e sua cor é púrpura intensa no corpo e nadadeiras. Possui apenas uma faixa preta que vai da boca ao opérculo, passando pelo olho.
Esta é a única diferença com a espécie Pictichromis porphyreus, a perca anã magenta, muito semelhante na forma e na cor.
Atinge 6,3 cm de comprimento, no caso dos machos, que são um pouco maiores que as fêmeas. Não apresentam um claro dimorfismo sexual, apenas de tamanho.
Habitat do orquídea dottyback
O orquídea dottyback vive em lagoas e em paredões rochosos verticais. Costuma se abrigar em cavernas e cavidades rochosas em recifes de corais . Está localizado entre 1 e 60 metros de profundidade.
Reprodução do orquídea dottyback
Eles são hermafroditas , um indivíduo é capaz de adotar qualquer um dos sexos. Ao contrário do que acontece com outras espécies, se tivermos um casal, o macho será o exemplar maior.
Eles são ovíparos e fecundados externamente, produzem ovos que aderem às rochas, então o macho fertiliza os ovos e se encarrega de mantê-los oxigenados.
Alimentação do orquídea dottyback
O orquídea dottyback na natureza alimenta-se principalmente de crustáceos e vários organismos bentônicos .
Criação em aquário
Indicado para sua manutenção em aquários de corais. Se você deseja manter um casal, eles devem ser introduzidos no aquário simultaneamente.
É necessário evitar a convivência com camarões ou camarões, pois podem ser suas presas, ele também pode atacar tubeworms.
Deve ser provido de áreas com correntes e bem oxigenado, o aquário também terá esconderijos e áreas sombreadas.