Moreia-tigre: características, curiosidades, alimentação e habitat
A moreia-tigre (Enchelycore anatina) é uma espécie de moreia de água salgada que pertence a família Muraenidae, conhecido também como moreia-serpente ou moreia-dente-de-presa.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie é encontrada em partes mais quentes do Oceano Atlântico oriental, incluindo o Mar Mediterrâneo, Ilhas Canárias, Madeira e várias outras ilhas.
Características da moreia-tigre
A moreia-tigre pode chegar a 1,20 metros de comprimento, esta é uma espécie demersal, habitando fundos rochosos ricos em fendas.
A moreia-tigre possui uma coloração amarela brilhante e mandíbula alongada, que é preenchida com um grande número de longos dentes semelhantes a vidro.
Além disso, as nadadeiras dorsal e anal são fundidas com a caudal e cobertas por pele grossa, e a barbatana dorsal origina-se na cabeça acima ou ligeiramente à frente das aberturas branquiais, Já as barbatanas peitorais e ventrais estão ausentes.
Curiosidades sobre a moreia tigre
Apesar de sua aparência assustadora e devido à sua coloração, a moreia-tigre é um animal pacífico que só ataca um mergulhador ou fotógrafo quando coloca a mão em seus buracos.
Tal como outras espécies de moreias, o sistema de defesa das moreias-tigres baseia-se na libertação de toxinas através dos poros da pele, uma vez que não tem escamas, e a sua segunda forma de defesa são as mordidas, que são muito fortes e também podem liberar veneno.
Alimentação
A moreia-tigre são peixes carnívoros noturnos e se alimenta principalmente de peixes bênticos, cefalópodes e crustáceos.
Habitat
Esta espécie de moreia é demersal, e habita em fundos rochosos ricos em fendas.
Onde encontrar a moreia-tigre
A moreia-tigre pode ser encontrado no Atlântico Este (Açores, Madeira, Ilhas Canárias, Cabo Verde e Santa Helena).