Moreia-gigante: características, habitat, alimentação e perigos
A moreia-gigante (Gymnothorax javanicus) é uma espécie de moreia de água salgada que pertence a família Muraenidae, esta é mociderada a maior de suas espécies.
Ela atinge um comprimento de até 3 m e vive em lagoas e nas encostas externas dos recifes de coral, e durante o dia, fica abrigado em fendas entre 1 e 50 metros de profundidade.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características da moreia-gigante
A moreia gigante é a maior de todas a sua espécie atingindo até 3 m de comprimento e 30 kg de peso, seu corpo é alongado e de cor acastanhada.
Por outro lado, os juvenis são bronzeados com grandes manchas pretas, os adultos têm manchas pretas que se transformam em manchas semelhantes a leopardo atrás da cabeça.
Habitat
Esta espécie vive em lagoas e nas encostas externas dos recifes de coral, e durante o dia, fica abrigado em fendas entre 1 e 50 metros de profundidade.
Alimentação
A moreia gigante é um peixe carnívora e noturna, caçando suas presas dentro do recife, ela é conhecido por se envolver na caça cooperativa com a garoupa-coral itinerante.
Perigos
A moreia gigante pode ser perigosa para as pessoas, estando no topo da cadeia alimentar, sabe-se que exibe biomagnificação de toxinas prejudiciais da ciguatera.
Além disso, consumir uma moreia gigante, especialmente o fígado, pode causar doenças, coma ou até mesmo a morte. Embora esta moreia possa morder se ameaçada, encurralada ou na presença de comida, porém geralmente ela não é agressiva.
Fotos da moreia-gigante
Onde encontrar a moreia gigante
A moreia gigante está amplamente distribuída na região do Indo-Pacífico, sendo encontrada desde a costa leste da África, incluindo o Mar Vermelho, até o grupo Pitcairn, ilhas do Havaí e também a Polinésia, do norte ao sul do Japão e ao sul da Nova Caledônia, Fiji e Ilhas Austrais.