Molinesia tangerina ( Poecilia sphenops) é um peixe ornamental de água doce da família Poeciliidae nativo da América Central.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, a molinesia tangerina é um peixe ornamental de aquário popular, todas as espécies deste peixe são particularmente brincalhonas, alegres e muito divertidas.
Este peixe pode chegar até 6 cm de comprimento e vivem mais de 2 ou 3 anos em aquário.
Características do peixe molinesia tangerina
A molinesia tangerina é um peixe de pequeno porte que pode chegar até 6 cm de comprimento, este peixe possui a coloração laranja brilhante.
Reprodução do peixe molinesia tangerina
Os ovos se desenvolvem dentro da mãe até a eclosão e os filhotes estão totalmente desenvolvidos sem botar ovos em lugar algum.
A fertilização é interna, o macho fertiliza a fêmea através de uma nadadeira anal modificada chamada gonopódio, e seu esperma pode ser suficiente para mais de uma gravidez.
É necessário ter 5 fêmeas para cada macho, pois possuem grande apetite sexual.
Habitat
A molinesia tangerina é um peixe que habita águas salobras.
Criação do peixe molinesia tangerina em aquário
Tamanho do aquário
O aquário deve ter pelo menos 100 L e o fundo do aquário pode conter material alcalinizante como dolomita ou conchas para manter o pH em torno de 7,2.
Parâmetros da água
A temperatura ideal deve ser em torno de 21ºC à 29ºC e PH entre 7.0 a 8.5.
Ambientação do aquário
As molinesias tangerina habitam água salobra, portanto, é necessária alguma manutenção, o aquário deve ter pelo menos 100L e o fundo do aquário pode conter material alcalinizante, como dolomita ou marisco, para manter o pH em torno de um nível de 7,2.
As plantas são muito bem-vindas, as mais recomendáveis são as folhas volumosas e finas, que proporcionam esconderijos importantes.
Comportamento e convivência com outras espécies
Dentro do aquário, os peixes estão prontos para explorar cada canto e espaço. Uma das coisas que molinesia gosta de fazer é passar muito tempo no fundo procurando algas, eles também procuram enfeites e o próprio vidro do aquário. São peixes muito sociáveis que se adaptam bem a aquários comunitários.