Molinésia negra peixe: características, reprodução, alimentação, habitat, cuidados e criação em aquário
A Molinésia negra (Poecilia sphenops) é um peixe de água doce da família Poeciliidae conhecido popularmente de molinésia preta, molly e black molly.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, a molinésia negra é uma das diversas variedades de molinésias existentes, como indicado pelo seu nome possui o corpo predominantemente na cor preta.
Características do peixe molinésia negra:
A molinésia negra é um peixe ornamental de aquário popular, é um peixe que possui o corpo preta e as suas barbatanas dorsal e anal são também pretas, ele possui a boca pequena.
Além disso, este peixe pode chegar até 8 cm e vivem mais de 2 ou 3 anos em aquário.
Reprodução do peixe molinésia negra:
A reprodução deste peixe é por fecundação interna. Além disso, fêmea pode armazenar espermatozoides dos machos para fertilizar mais tarde e produzir alevinos parceladamente em curtos períodos.
No entanto, após o período de gestação, que pode variar entre quatro a oito semanas, fêmeas dão a luz a filhotes já formados (cerca de 20 a 150).
Alimentação:
A molinésia negra é um peixe Onívora, e se alimenta de tações em geral, Spirulina, alimentos vivos entre outros.
Curiosidades:
A molinésia negra é capaz de viver até três anos, é bastante resistente e convive muito bem com outros peixes, sendo uma excelente opção para aquários comunitários.
Habitat:
Este peixe habita em rios, lagos e estuários, preferindo zonas litorais de baixas altitudes com temperaturas entre os 20 e os 25°C.
Onde encontrar o peixe molinésia negra:
Este peixe é encontrado no América Central e América do Sul, desde o México até no norte da Venezuela e Colômbia.
Cuidados adequados para criação da molinésia negra:
Embora seja fácil criar a cabeça de cobra preta em um aquário, é importante saber algumas dicas sobre espaço, alimentação e cuidados adequados.
Além de poder viver em uma ampla gama de outras condições. Portanto, a toupeira é um belo peixe, desde que atenda a certos requisitos, é muito viva e fácil de reproduzir.
Para garantir a qualidade de vida de que seus peixes precisam desesperadamente, é importante manter o aquário limpo. Para saber quando a desinfecção é necessária, basta observar as características e a cor da água.
Criação da molinésia negra em aquário:
Tamanho do aquário:
Para a criação deste peixe o tamanho mínimo do aquário deve ser de 80 litros para um trio, 100 litros para um comunitário.
Substrato:
Use substrato do aquário tenha um material alcalinizante, como dolomita ou conchas, para manter o pH nos níveis mais adequados.
Parâmetros da água:
- pH: 7.4 a 8.6
- Dureza: 11 a 30
- Temperatura: 18°C a 28°C
Alimentação:
Para a alimentação da molinésia negra adicione rações em flocos, vivos e liofilizados. Além disso, ele também aceitará prontamente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido matéria vegetal regularmente.
Comportamento e convivência com outras espécies:
Uma das coisas que os molinésias adoram fazer é passar boa parte do tempo no fundo em busca de algas, também procuram nos enfeites e no próprio vidro do aquário. São peixes bastante sociáveis que se adaptam bem à aquários comunitários.
O molinésia negra é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele é um peixe ornamental de aquário popular, é um peixe que possui o corpo preta e as suas barbatanas dorsal e anal são também pretas, ele possui a boca pequena.