Minhoca da praia: como capturar, como conservar? como usar de isca? e dicas
A minhoca da praia é um animal conhecida como minhoca do mar, esta é uma isca bastante eficiente ideal para pesca de próximo à maré.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esta excelente isca natural.
Além disso, a minhoca da praia é bastante apreciada pelos os peixes pampos, betaras, carapicus entre outros.
Contudo, a sua incidência ocorre na maré baixa, e a técnica para capturar esta isca consiste em colocar dentro de um saco vários pedaços de peixes, cabeças de sardinha, e resto de camarão, deve-se esfregar este saco na areia molhada.
Dessa forma o odor forte do peixe vai atrair a atenção das minhoca da praia, que vão colocar a cabeça pra fora da areia, neste momento, deve-se segura-la com a ponta dos dedos, e puxar lentamente com cuidado pra não partir a isca.
A minhoca da praia mede aproximadamente 1 metro de comprimento, mas a parte utilizada como isca é da cabeça ate o meio.
Ela pode ser iscada de várias formas, o ideal é sempre utilizar o fio elástico para prender a isca ao anzol, evitando desta forma que ela se solte no momento do arremesso.
Como capturar a minhoca da praia
A minhoca da praia só pode ser capturada na maré baixa e somente quando o nível da água baixa for inferior a 0,50 m.
Você está na linha d’água onde as ondas se movem suavemente. Para localizá-los, devemos usar resíduos de peixes, especialmente sardinhas, pois emitem mais odor e são oleosos.
Esses atrativos são colocados em um saco de ráfia, que deve ser poroso, e puxados ao longo da linha d’água para tirar os vermes.
A minhoca da praia só mostra a cabeça procurando comida, para mantê-lo atraído traga um pedaço de peixe para perto tocando-o sutilmente na cabeça do verme que tentará separá-lo e levá-lo para a toca.
Neste ponto, precisamos ter habilidade suficiente para capturá-lo. Com a outra mão, posicione os dedos em forma de pinça e tente segurar a cabeça da minhoca com alguma pressão e comece a levantá-la lentamente.
No começo a minhoca tentará voltar para a areia e se puxar para trás, mas seja paciente e não force muito porque ela pode quebrar, dê um laço com um fio de nylon e coloque a cabeça dos vermes no meio.
Como conservar a minhoca da praia
Armazene a minhoca da praia com fubá em um recipiente pequeno em quantidade suficiente para pescar após a remoção da minhoca.
A minhoca da praia mede quase um metro mas usamos mais ou menos metade do corpo para pescar e a parte inferior não é utilizada e tende a deteriorar-se muito rapidamente.
Um detalhe importante: não é aconselhável deixá-lo junto ao corpo.
Para remover a parte inferior, basta segurar a minhoca pela cabeça e deslizar os dedos indicador e polegar para beliscar o corpo até que ele se quebre.
Como usar de praia como isca
A parte usada como isca é da cabeça da minhoca da praia até mais ou menos o meio, o restante é frágil, e se estraga muito fácil na pesca.
Além disso, para separar a parte aproveitável você pode deslizar os dedos indicador e polegar sobre ela, apertando com um pouco de pressão, isso fará com se rompa, a parte inferior não deve ser utilizada.
Dessa forma uma vez separada, lave ou limpe a parte que vai ser usada e passar sobre ela areia fina ou farinha.
Dicas
- A melhor hora para capturar minhocas na praia é após uma chuva.
- Também é recomendável procurá-las durante o entardecer ou à noite.
- Além disso, as minhocas gostam de sair da terra nesses horários.