Água doce

Miguelinho peixe: características, reprodução, alimentação, curiosidades, habitat e criação em aquário

Por Alan Costa, em 27/09/2022
características do peixe miguelinho

O miguelinho (Exodon paradoxus) é um peixe de água doce da família Characidae e da ordem dos Characiformes conhecido também como miguelito.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

miguelinho

Além disso, o miguelinho é um peixe conhecido por ser uma espécie bastante cruel, bem mais do que as famosas piranhas.

Esses peixes têm comportamentos muito peculiares, mas são resistentes e se dão bem com coespecíficos em grandes aquários.

Mas esteja ciente de que eles atacarão peixes maiores como alguns ciclídeos e os intimidarão até que fiquem doentes com o estresse criado.

Quando mantidos com outras espécies (incluindo outros tetras), esses peixes podem perder suas escamas e comê-las, por isso não é preciso dizer que não são recomendados para aquários comunitários.

O Miguelinho não é um peixe muito exigente em termos de parâmetros de água, eles prosperam bem nas mesmas condições de água que muitos peixes tropicais da América do Sul.

Características do peixe miguelinho

características do peixe miguelinho

O miguelinho possui corpo fusiforme, focinho terminal com osso maxilar longo e distinto.

Sua coloração é cinza-amarelada com a parte superior da cabeça cinza-escura,  ainda apresenta duas manchas pretas, uma no flanco e outra no pedúnculo caudal; barbatanas amareladas.

O gênero Exodon é atualmente monotípico, com esta única espécie tendo dentes proeminentes. Estes permitem rasgar as escamas de outras espécies de peixes para alimentá-los.

A interação de um grande grupo é fascinante de se observar, pois estão constantemente competindo entre si e, assim como os líderes do grupo, possuem cores marcantes.

A dimorfismo sexual, os machos adultos são retos e tendem a ter raios dorsais e anais finamente alongados, enquanto a fêmea tem o corpo arredondado.

Reprodução do peixe miguelinho

Ovíparo. Macho miguelinho conduzirá a fêmea liberar os ovos em meio a plantas ou substrato que em seguida serão fecundados.

Os ovos eclodem em até três dias e larvas estarão nadando livremente em até 48h, lembrando que os pais não exibem cuidado parental.

Alimentação

O miguelinho é um peixe carnívoro e na natureza a sua alimentação consiste em grande parte de insetos e escamas de outros peixes.

Curiosidades

curiosidades sobre o peixe miguelinho

Apensar de ser um peixe de pequeno porte, o miguelinho  é bastante agressivo, e é um peixe conhecido por ser uma espécie bastante cruel, bem mais do que as famosas piranhas.

Quando mantidos com outras espécies (incluindo outros tetras), esses peixes podem comer as escamas de outros peixes e depois comê-los, por isso não é preciso dizer que não são recomendados para aquários comunitários.

Habitat

O miguelinho habita normalmente próximo a margem dos rios em meio a densa vegetação.

Onde encontrar o peixe miguelinho

Esta espécie de peixe pode ser encontrada na América do Sul, bacia do Amazonas e Tocantins e parte do rio Branco na Guiana.

Criação do peixe miguelinho em aquário

criacao do peixe miguelinho em aquario

Tamanho mínimo do aquário

80cm (comprimento) x 30cm (largura) desejável – Melhor mantido em um aquário densamente plantado.

Este tipo de aquário oferece aos indivíduos mais fracos muitos lugares para se esconder e evitar ataques de seus pares.

Substrato arenoso e raízes podem ser usados ​​para caracterizar seu biótopo.

É uma escolha ideal para quem quer manter um grande cardume de uma espécie predadora, mas não precisa de tanto espaço como para um cardume de piranhas ou similar.

Parâmetros da água

— pH: 5.5 a 7.5;
— Dureza: 1 a 20;
— Temperatura: 23°C a 28°C;

Comportamento e compatibilidade

comportamento do peixe miguelinho

Seu comportamento é agressivo. Eles são bastante ativos e têm o hábito de mordiscar e retirar suas escamas ou barbatanas de outros peixes, predadores ainda maiores.

A criação de aquários comunitários deve ser evitada, embora tenha sido mantida com sucesso em alguns loricarídeos e tetras maiores, como Leporinus.

Se você quiser mantê-lo em um aquário comunitário, adicione esta espécie por último. Você pode associar qualquer adição de um novo peixe como um suplemento alimentar, incluindo os da mesma espécie.

Alimentação em aquário

Em cativeiro não há necessidade de fornecer alimentos vivos para o miguelinho, podendo ser fornecido alimentos congelados (filés e afins).

Normalmente esses peixe aceitam prontamente alimentos secos.

Atenção: Observe se todos os indivíduos estão recebendo alimento suficiente para que não ocorra canibalismo entre eles.

Fotos do peixe miguelinho

miguelinho
miguelinho
miguelinho
Sair da versão mobile