Massa caseira para pesca de piaba e lambari: receitas e como usar
Massa caseira para pesca de piaba e lambari é bastante eficaz além de ser uma receita simples possuí um preparo rápido e prático, tão fácil que vale a pena testar na pescaria.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores duas receitas de massas caseiras para pesca de piaba e lambari.
Além disso, a piaba e o lambari são peixes de agua doce que podem ser encontrados em todo território brasileiro em rios, riachos, lagos e represas, principalmente em água correntes.
A única diferença entre essas duas costuma ser feita pela cor do rabo vermelhos, amarelos ou pretos são os mais comuns, mas também é possível encontrar alguns rosados ou alaranjados.
A piaba e o lambari têm uma alimentação muito variada, comendo plantas, frutos, sementes, insetos e até detritos encontrados nos lagos.
Massas caseiras para pesca de piaba e lambari
Massa caseira de fubá e trigo pesca de piaba e lambari
Sempre prepare a massa caseira para pesca de piaba e lambari na véspera da pescaria, e leve o resto da farinha de trigo para controlar a viscosidade da massa, acrescentando caso ela esteja muito mole, e coloque água caso ela resseque ao longo do dia.
Ingredientes
– 300 g de Fubá;
– 500 ml de água;
– 300 g de farinha de trigo;
Modo de preparo
- Para fazer esta massa caseira de pesca ferva a água e acrescente aos poucos o fubá;
- Mexa ate a mistura cozinhe e vire um um caldo bem grosso;
- Em seguida acrescente a farinha de trigo gradativamente até virar uma massa uniforme.
Massa caseira com pão para pesca de piaba e lambari
Esta massa caseira para pesca de piaba e lambari é feita de pão francês e farinha de milho grossa, a massinha perfeita para capturar lambaris, piabas e outros peixes como saicangas, carás, carpas, mandis, jundiás e outras espécies.
Ingredientes
– 2 pães franceses de 50g;
– 100g de farinha de milho (fubá) grossa;
– Água (de preferência do próprio local de pesca);
Modo de preparo
- Para fazer esta receita molhe um pouco os pães para amolecerem e comece a sovar com as mãos até formar uma massa, além disso, dê preferência para a água do rio, lago ou lagoa local mesmo.
- Em seguida, após a massa misturar bem e começar a desgrudar da mão, acrescente a farinha de milho e volte a misturar para ficar homogêneo.
Como usar as massas de pesca
Para utilizar essas massas caseiras faça pequenas bolinhas e amasse bem para fixar ao anzol, lembrando de nunca deixa-la muito mole, para aumentar a durabilidade da isca.
Faça ceva para pesca de piaba e lambari
Antes de iniciar a pescaria de piaba e lambari, faça uma boa ceva a água para atrair os peixes para perto da isca, você pode utilizar uma grande variedade de cevas, como quirera grossa de milho, macarrão e ração.
Além disso, para atrair os peixes, você pode tanto jogar pequenas quantidades de iscas na água a cada 10 ou 15 minutos, ou colocar a ceva em um recipiente com furos dentro da água para que atraia o peixe pelo cheiro.
Equipamentos para pesca de piaba e lambari
Os equipamentos utilizados serve tanto para piaba como para os lambari, portanto, utilize varas mais leves, isto é, você não deve usar os equipamentos pesados.
Vara
As varas telescópicas de fibra de carbono ou fibra de vidro e ate mesmo a de as tradicionais varas que são feitas de bambu podem ser excelentes opções, use varas que tenha entre 3 e 6 metros.
Anzol
A escolha do anzol para esta pescaria é simples, use anzóis entre os número 16 a 10, basicamente esses tamanhos são exemplos muito bons para a pesca desta espécie. Tenha uma quantidade considerável de cada tamanho, ou seja número.
Linha
Quanto à linha, priorize um modelo com diâmetro entre 10 a 20 mm, seu comprimento pode ter até 50 cm além do tamanho da vara.