O mandiú (Pimelodus blochii) é um peixe de água doce da família Pimelodidae, conhecido também como mandi cabeça de ferro, mandi, iriceca, mandi pontado, mandi amarelo entre outros.
Além disso, este é um espécime de rios de água doce encontrado na América do Sul e Central. Vivendo aproximadamente 8 anos e sendo de fácil criação para aquaristas novos no hobby.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Os peixes dessa espécie costumam apresentar um corpo alongado e comprimido. Com nadadeira caudal bifurcada e barbilhões ao redor de sua boca.
Características do peixe mandiú
O mandiú pode medir até 35 cm de comprimento, com os mais comuns sendo encontrados com 20 cm. Apresentando principalmente a cor cinza prateado, com uma listra cinza escuro.
Além disso, conforme vai envelhecendo a sua listra acinzentada vai se perdendo, formando um tom cinza desbotado. Os barbilhões deste peixe são longos, os auxiliando na procura de alimentos.
Habitat
Este espécime é encontrado em meio a densas vegetações aquáticas e também raízes submersas de rios, sendo um peixe gregário muito ativo durante a noite e dia.
Alimentação
Este é um peixe onívoro, que se alimenta de pequenos crustáceos, larvas de insetos, frutas e também pequenos peixes. Já em aquário, podem ser alimentados com rações de boa qualidade
Onde encontrar o peixe mandiú
O mandiú é encontrado na América do Sul, nas bacias Amazônica, Orinoco, Corantin, Essequibo e golfo de Paria.