Mandi branco (Pimelodus fur) é um peixe de água doce da família Pimelodidae conhecido também como papa Isca.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O peixe mandi branco é uma espécie brasileira de peixe teleósteo, esta espécie mede cerca de com cerca de 23 cm de comprimento.
Origem
O peixe mandi branco é nativo da América do Sul, bacia do São Francisco
Características do peixe mandi branco
O peixe mandi branco tem um corpo alongado a ligeiramente comprimido, alto no início da nadadeira dorsal e afinando em direção à cabeça e nadadeira caudal.
Sua cabeça é cônica com os olhos voltados para o lado. Nadadeira caudal bifurcada e numerosos barbilhões ao redor da boca. Os barbilhões da mandíbula superior pendem sobre metade do corpo.
Possui esporões espinhosos nas barbatanas peitorais e dorsais que são bastante rígidos e podem causar uma ferida dolorosa se não manuseados com cuidado.
Apesar de inofensiva, a sensação de picada é bastante incômoda com dor aguda e inchaço localizado, a toxina responsável está contida no muco que reveste o espinho.
Reprodução do peixe mandi branco
O mandi branco é um peixe ovíparo, o período reprodutivo coincide com a época mais quente e chuvosa do ano, depois que os filhotes nascem, não cuida mais da prole, ele prefere desovar em pequenos afluentes.
Alimentação
Esta espécie de peixe se alimenta basicamente de pequenos invertebrados aquáticos.
Habitat
O mandi branco habita remansos das margens dos rios, locais com areia e cascalho no fundo.
Onde encontrar o peixe mandi branco
O mandi branco é encontrado no rio Bacia das Velhas (MG), afluente do rio São Francisco. Relatado na bacia Alto do Paraná no estado de São Paulo.