Mandarim psicodélico: características, habitat, reprodução e alimentação
Mandarim psicodélico ( Synchiropus picturatus ) é uma especie de peixe marinho da família dos Callionymidae do gênero Synchiropus.
é um membro de cores vivas, nativo do Indo-Pacífico Ocidental : Filipinas , leste da Indonésia e noroeste da Austrália .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Ocasionalmente, entra no comércio de aquários, onde é comumente conhecido como mandarim manchado , mandarim psicodélico ou mandarim-alvo .
Características do mandarim psicodélico
O mandarim psicodélico tem um corpo quase cilíndrico, bastante alongado; as barbatanas são largas e com uma borda arredondada. O comprimento máximo registrado é de 7 cm.
As duas barbatanas dorsais não são particularmente altas e a primeira é mais longa, os olhos são grandes.
A coloração é predominantemente esverdeada, com várias manchas de bordas curvas compostas por faixas concêntricas de verde, laranja, azul e azul-esverdeado.
Habitat do mandarim psicodélico
Provém dos recifes de coral do Oceano Pacífico e parte do Oceano Índico , em particular do norte da Austrália , Filipinas e Indonésia.
Nada a cerca de 20 m de profundidade em áreas ricas em corais, geralmente com fundos arenosos.
Reprodução do mandarim psicodélico
O mandarim psicodélico é ovíparo e a fecundação é externa. Não há cura para os ovos. O acasalamento ocorre à noite, como em Synchiropus esplendorosa .
Alimentação do mandarim psicodélico
É carnívoro, e sua dieta consiste em pequenos invertebrados marinhos.
Comportamento
O mandarim psicodélico nadar em pequenos grupos, é um animal socialmente pacífico com os outros peixes mas o macho tende a defender o território dos outros machos da sua espécie de forma muito violenta.