Maingano (Pseudotropheus cyaneorhabdos) é um peixe de água doce da família Cichlidae e da ordem perciformes conhecido como Auratus Azul.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O Maingano é um peixe que pode se encontrado à costa rochosa entre Mbako Point e Membe Point na ilha de Likoma, Maingano e Membe Point.
Esta é uma espécie endêmico do Malawi e o seu habitat é constituído por lagos de água doce, esta espécie agressivo com os da mesma espécie.
Origem
O maingano é uma espécie endêmica do Lago Malawi na África.
Características do peixe maingano
O peixe maingano apresentam coloraçõe com cor básica entre um azul escuro e o preto, e duas listras longitudinais de um azul vivo (mais marcado no macho dominante ou em acasalamento).
Além disso, os machos são ligeiramente maiores e podem ter coloração mais intensa.
Reprodução do peixe maingano
Ovípara. O acasalamento ocorre em local previamente escolhido pelo casal e o macho atrai a fêmea em um ritual de exercício.
A fêmea põe os ovos no solo e o macho os fertiliza, os criadores bucais, a fêmea guarda os ovos na boca.
Demora cerca de 10 dias para os ovos eclodirem, e a fêmea os protege na boca por cerca de duas ou três semanas.
Ao final do período de incubação, os alevinos são liberados, totalmente formados e independentes, para buscar seu próprio alimento.
Alimentação
O maingano é um peixe Onívoro, e em seu ambiente natural se alimenta da biocobertura das rochas, esta biocobertura é um sistema biológico composto por algas e um largo número de minúsculos invertebrados que nelas vivem (denominados de aufwuchs).
Habitat
Esta espécie habita em lagos de água doce, por ser uma espécie endêmica não há muita informação disponível.
Onde encontrar o peixe maingano
O maingano pode ser encontrado na África, endêmico do Lago Malawi e na ilha de Likoma.
Criação do peixe maingano em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho do aquário deve ser no mínimo 100 cm comprimento X 40 cm largura, para manter um harém com um macho e diversas fêmeas considere aquário com pelo menos 100 cm de comprimento, para aquário comunitário mínimo de 150 cm.
Decoração do aquário
A decoração do aquário deverá conter inúmeras rochas formando um paredão rochoso para se refugiarem e demarcarem território.
No entanto, deixe algum espaço livre para nadarem, os mainganos não têm tendência para defender territórios específicos.
Parâmetros da água
— pH: 7.8 a 8.6;
— Dureza: 10 a 15;
— Temperatura: 24°C a 28°C;
Comportamento e Compatibilidade
Como a maioria da sua espécie, os mainganos exibem intensa agressão intraespecífica. Sua agressividade tende a se limitar a machos da mesma espécie e outros peixes com padrões e cores semelhantes.
Como são peixes de harém, é sempre melhor manter pelo menos um macho e três fêmeas para que não fiquem muito estressados com a perseguição dos machos.
Alimentação
No aquário devem ser alimentados com ração vegetal própria para peixes, alimentos secos à base de proteína animal podem ser administrados com moderação periodicamente.
O excesso de proteína animal (encontrado em alimentos para peixes onívoros e carnívoros) afeta negativamente a saúde dos peixes herbívoros, o que pode levar a inchaço ou outras doenças.
Fotos do peixe maingano