Lambari listrado peixe: características, reprodução, alimentação, ameaças e habitat
Lambari listrado (Hollandichthys multifasciatus) é um peixe de água doce da família Characidae conhecido como lambari dourado é uma espécie associada a ambientes de florestas e ocorre desde a região sudeste do Brasil até o Rio Grande do Sul.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o lambari listrado é comumente encontrado em meio a densa vegetação aquática em ambiente lêntico.
Características do peixe lambari listrado
O macho tem o corpo reto e coloração mais intensa, enquanto a fêmea tem o corpo mais roliço e cores mais claras, sendo também um pouco maior. Onívoro, essencialmente insetívoro.
Reprodução do peixe lambari listrado
O lambari listrado é um peixe que põe ovos, pouco se sabe sobre sua reprodução, mas há relatos de que sua reprodução em cativeiro é semelhante à de outros pequenos tetras.
Nas primeiras horas do dia o macho levará a fêmea a liberar os ovos que serão fertilizados e a maioria deles irá para o solo.
Eles eclodem em até três dias e as larvas nadam livremente em até 48 horas. Os pais não demonstram cuidado parental.
O dimorfismo sexual é evidente em exemplares adultos, o macho possui corpo reto e coloração mais intensa, enquanto a fêmea possui corpo mais roliço e cores mais vivas além de ser um pouco maior.
Alimentação
O lambari listrado é Onívoro, e sua alimentação inclui insetos aquáticos e terrestres, decápodes, oligoquetos aquáticos, plantas e aranhas.
Além disso, os maiores indivíduos alimentaram-se principalmente de plantas, insetos terrestres e aranhas, enquanto que os menores indivíduos alimentaram-se basicamente de plantas e oligoquetos aquáticos.
Habitat
Esta espécie de peixe habita rios costeiros do sul do Brasil, onde ocorre desde o estado do Rio de Janeiro até o estado do Rio Grande do Sul, embora existam registros alegados do Uruguai , estes são provavelmente errôneos.
Distribuição geografica
O lambari listrado é encontrado na América do Sul, rios costeiros da região sudeste até o sul do Brasil.
Ameaças
Esta é uma espécie de peixe em risco de extinção no Rio Grande do Sul, seus habitats estão degradados devido ao desmatamento da Mata Atlântica.