Lambari-guaçu peixe: características, reprodução, habitat, alimentação e criação em aquário
Lambari-guaçu é um peixe de água doce e pertence a família Characidae, e representante do gênero Astyanax, também conhecido popularmente como a Sardinha de água doce.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o lambari-guaçu é uma espécie de peixe que vive em rios, lagoas, córregos e represas do Brasil, esta é a maior espécie de de lambari com 20cm de comprimento
Caractesticas do peixe lambari-guaçu
O lambari-guaçu é um peixe de pequeno porte mede cerca de 20 cm de comprimento e possui um corpo robusto alongado, com boca pequena e uma velocidade enorme.
Em relação a sua coloração é prateado e nadadeiras em tons laranja.
Alimentação
Esta espécie de peixe é onívoro e detritívoro, alimentando-se de frutos, sementes e insetos terrestres, vegetais aquáticos.
Habitat
Esta espécie de lambari habita em em rios, lagoas, córregos e represas, e durante as épocas de cheia em matas inundadas.
Ceva para a pesca de lambari-guaçu
Para atrair o lambari-guaçu, você pode tanto jogar pequenas quantidades de larvas de mosca ou bichinho da laranja na água a cada 10 ou 15 minutos, ou colocar a ceva em um recipiente com furos dentro da água para que atraia o peixe pelo cheiro.
Criação do peixe lambari-guaçu em aquário
Configuração do aquário
O aquário para o lambari-guaçu precisa ter no mínimo 200 litros para um grupo de 6 peixes.
Além disso, você deve adicionar muitas plantas para criar áreas sombreadas, mas também deve deixar algumas regiões abertas para que os peixes possam nadar livremente. Adicione troncos, raízes e quaisquer outros tipos de ornamentos para decorar.
Compatibilidade
Os companheiros de aquário para o lambari-guaçu pode conviver com espécies de pequeno e médio porte que sejam igualmente pacíficas.
Alimentação
Em um aquário, este peixe aceitará prontamente rações de alta qualidade para peixes onívoros, além de alimentos vivos e liofilizados.
Acasalamento / Reprodução
Ovíparo, na natureza, o lambari-guaçu macho conduz a fêmea e faz com que ela libere os ovos não adesivos em meio as plantas para serem fecundados.
Além disso, os peixes fazem isso nas primeiras horas do dia, e a maioria dos ovos caem no fundo ou ficarão flutuando, e a eclosão, por sua vez, ocorre em até 2 dias e as primeiras larvas estarão nadando livremente em até 48 horas.