O Kina ( Evechinus chloroticus ) é um ouriço-do-mar de água salgada que pertence á familia Echinometridae e pode atingir um diâmetro máximo de 16–17 cm.
Além disso, o kina tem sido um componente tradicional da dieta Māori desde os tempos pré-europeus e é pescado comercialmente desde 1986 em pequenas quantidades sob o sistema de gerenciamento de cotas em áreas restritas ao longo da costa da Nova Zelândia.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso ouriço-do-mar.
Origem
O Kina é uma espécie endêmico da Nova Zelândia.
Características do kina
O Kina é um ouriço-do-mar de bom porte, com um diâmetro de até 17 cm. É de cor verde escuro com espinhos moderadamente longos e pontiagudos (radioles) que são mais claros na ponta; os radioles secundários (espinhos mais curtos) têm uma ponta branca.
Sua forma torna-se cada vez mais hemisférica à medida que cresce, mas o comprimento dos espinhos é quase fixo, independentemente do tamanho do indivíduo.
Reprodução do kina
Esta espécie tem um ciclo reprodutivo anual, e torna-se sexualmente maduro entre 3,5 e 7,5 cm de diâmetro, dependendo da população.
As gônadas estão maduras em outubro e os indivíduos podem desovar de novembro a fevereiro, e as larvas nadadoras completam o desenvolvimento na coluna de água entre 4 e 6 semanas.
Habitat
Este ouriço-do-mar é encontrado em toda a Nova Zelândia em águas rasas e até 12 a 14 metros de profundidade, embora também existam populações intertidais no norte das ilhas do Norte e do Sul.
Alimentação
O Kina é principalmente herbívoro, alimentando-se de grandes algas marrons, algas vermelhas e substrato incrustante.
Nos estágios larvais podem se alimentar de diferentes espécies de algas unicelulares em uma faixa de tamanho entre 5 e 50 cm.
Fotos do kina
Curiosidades do kina
Os Kinas são altamente valorizadas em alguns mercados de frutos do mar asiáticos e europeus, onde a demanda tem aumentado.
No mercado da Nova Zelândia, as ovas podem chegar a NZ$ 70 o quilo,no entanto, como o Kina não é muito conhecido no Japão e tem a reputação de ter um sabor amargo, esse ouriço-do-mar não consegue atingir um preço alto nos mercados de exportação.
Apesar de não ser uma espécie rentável para a aquicultura, existem muitos estudos sobre o cultivo completo desta espécie, especialmente no que diz respeito ao melhoramento de ovas de ouriços-do-mar pescados.