Iscas naturais para pesca de baiacu: Top 3 iscas, dicas e equipamentos utilizados
Estas são as melhores iscas naturais para pesca de baiacu, esta pesca é muito diferente dos peixes grandes e brutos, isso porque a espécie não tem força física, nem luta ou dá grandes corridas.
Mas se você pensa que é fácil pegá-lo, se engana na verdade, é preciso muita astúcia e cuidado.
Além disso, o baiacu não é difícil identificar, o dorso é predominantemente verde e o ventre é branco com tons amarelados nas laterais.
E quando ameaçado, baiacu incha e aumenta consideravelmente de tamanho.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas iscas naturais para pesca de baiacu.
Características do peixe baiacu
Para obter uma boa captura, o mais importante é conhecer as espécies de peixes que você está tentando pescar. Com o baiacu, há uma série de detalhes sobre o animal e seu comportamento que provavelmente terão um grande impacto na prática.
Podemos nos referir ao baiacu como um conjunto de espécies de peixes da família Tetraodontiformes.
Uma de suas principais características é justamente seu mecanismo de defesa, ao se sentir ameaçado, ele incha e impossibilita que predadores o mordam.
Seu nome científico, Lagocephalus laevigatus, significa cabeça de coelho devido ao seu focinho que lembra o de um roedor, a boca, embora pequena, possui dentes bem estruturados e afiados.
Como a maioria das espécies de baiacu, sua vesícula biliar contém uma toxina chamada tetrodotoxina que, quando decomposta, pode contaminar toda a carne e ser fatal para os humanos. Portanto, se você quiser comer este peixe, é importante que esteja bem limpo.
Onde encontrar o peixe baiacu
Se você gosta de baiacu, temos uma boa notícia ele pode ser encontrado em grande parte da costa brasileira.
É um peixe nativo do Oceano Atlântico e muito comum no nosso país, ele também tende a habitar algumas regiões de transição, como pântanos costeiros e manguezais.
O lugar mais fácil de encontrá-lo é na praia ou nas rochas perto da costa. Se for pescar a bordo, procure em regiões offshore.
Equipamentos utilizados na pesca de baiacu
Para a pesca de baiacu na praia ou na costa, você precisa de equipamentos com um alcance específico.
Com relação as varas, é melhor optar por tamanhos entre 12 e 15 cm, que permitem um arremesso longo e controlado.
A linha não precisa ser tão grossa, escolha com espessuras entre 0,14 e 0,30 milímetros devem ser suficientes.
No entanto, mantenha pelo menos 100 metros disponíveis para que você possa ter um bom lançamento e ainda poder trabalhar o peixe.
Os tipos de anzóis ideais para a captura são médios e grandes, os bons ponteiros são os modelos Maruseigo 16 – 22, Mini Shiner Hook 1 e o Yamajin 1/0 – 2/0.
Por último, mas não menos importante, um molinete de ação média também será suficiente, o mais importante é que tem capacidade para toda a linha.
Dicas para a pesca de baiacu
Reforce a linha com um chicote de aço
Uma das coisas a lembrar sobre o baiacu é que ele tem dentes da frente fortes, se não quiser que a linha seja cortado, é importante reforçá-lo com um chicote de aço, caso contrário pode partir-se com muita facilidade.
Um chicote de 20-30 centímetros é o suficiente para a boca do animal, o mais importante é que a parte que entra em contato com os dentes seja revestida.
Cuidado com o manuseio do peixe após a captura
Uma outra dica para a pesca de baiacu é ter cuidado ao manusear o peixe, os dentes do baiacu funcionam como um alicate, que cortam linhas e anzóis.
Portanto, na hora de manusear o peixe, tenha cuidado, para evitar o perigo de ferimentos e, até mesmo, amputações por conta da mordida.
Não tire o anzol da boca do peixe com os dedos, utilize o auxílio de um alicate e, se necessário, luvas de pesca.
Use roupas adequadas ao pescar
A pesca expõe você aos raios ultravioleta do sol, radiação que causa danos graves à pele e pode levar a doenças como o câncer de pele.
Da mesma forma, a exposição prolongada ao calor ou ao frio pode causar alterações na temperatura corporal que levam a náuseas e hipotermia.
Não importa o peixe que você está pescando, é importante que você use roupas adequadas ao pescar. Assim você se protege das intempéries e evita problemas de saúde.
Iscas naturais para a pesca de baiacu
O baiacu é um peixe carnívoro, por isso, ele tende a atacar com mais frequência as iscas naturais.
Iscas naturais para pesca de baiacu:
1 – Camarão;
2 – Filé de peixes;
3 – Pequenos peixes vivos;
4 – Peito de frango.
Para usar essas iscas naturais para pesca de baiacu basta cortar um pedacinho pequeno e prender ao anzol com elastricot para atrair a fisgada do peixe.