Iscas naturais para a pesca de dourado: 4 tipos de iscas, como usar e dicas
Estas são as melhores iscas naturais para a pesca de dourado seja no rio, cachoeiras, represas ou lagoas.
O peixe dourado (Salminus brasiliensis) é um peixe nativo do Brasil, presente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-oeste.
No entanto, a pescaria de dourado é muito procurado pelos pescadores, tanto por seu delicioso sabor quanto por sua esportividade.
Hoje, vamos abordar as iscas naturais para a pesca de dourado pois acreditamos que ainda são as mais eficientes na captura, principalmente em locais onde a população de dourado seja pequena.
Além disso, este peixe possui o tamanho médio que fica entre 3 e 10 kg e o maior tamanho já registrado foi de 100 cm de comprimento e 31,4 kg.
Qual o melhor horário para pescar dourado?
Os melhores horários para pescar dourados é no começo da manhã e no fim de tarde, no entanto, ele também pode ser pescado durante à noite.
Onde encontrar o peixe dourado?
O dourado é um peixe fácil de ser encontrado pois ele habita águas rápidas, corredeiras e cachoeiras, assim como as margens de barrancos, bocas de corridos e galhadas no meio dos rios.
4 melhores iscas naturais para a pesca de dourado:
1. Piau:
O piau é uma das melhores iscas naturais para a pesca de dourado este peixe pode chegar tranquilamente a 6 ou 7 quilos porém para isca é recomendado utilizar exemplares de até uns 15cm.
Além disso, este peixe é apropriado para a criação em cativeiro e em aquário o que pode melhorar quando se tratar de ter as iscas em mãos.
2. Lambari
O Lambari é um dos peixes mais queridos dos predadores da água doce principalmente do dourado.
Além disso, o lambari também é uma das iscas naturais para a pesca de dourado mais usadas pois ele pode ser encontrado praticamente em todo o Brasil.
No entanto, procure utilizar Lambaris inteiros e de preferência utilize os maiores para pescar Dourados.
3. Muçum
O muçum é um peixe mais comum que pode ser encontrado em praticamente toda a América do Sul e vive tanto nos rios quanto em valos, córregos e açudes.
Este peixe pode ser utilizado como isca para o dourado e é muito utilizado principalmente no Rio Uruguai na região sul já que nesta região a captura do muçum é muito fácil.
O muçum pode ser iscado da mesma forma que a tuvira, pela boca, ainda vivo, é uma isca infalível em ambientes com Dourados.
4. Tuvira:
A tuvira é a isca natural mais eficaz na pesca do dourado. Não é muito fácil de capturar pois não está presente em todos os ecossistemas onde o Dourado se encontra, porém seu desempenho é muito alto para se obter fisgadas rápidas.
Além disso, há maneiras de comprar tuvira viva pela internet, então se você não tem acesso a essa isca na sua região, poderá adquirir comprando online.
A melhor maneira de iscar a tuvira é viva, fisgando-a pela boca para que permaneça viva durante a pesca.
Dicas:
Além disso, para facilitar a pesca de dourado é necessário a utilização de equipamento adequados.
A linhas utilizada para esta pesca são as de multifilamento de aproximadamente 25 ou 40 milímetros, o anzol tamanho 7/0 ou 8/0 e uma vara com capacidade de 30 a 40 libras, para resistir à pressão.
No entanto, o molinete deve ser de porte médio com 10 rolamentos. Além disso, é importante que tenha uma boa capacidade de linha pelo menos 100 metros.