Iscas naturais para a pesca de curimatã: top 3 iscas e equipamentos utilizados
Essas são as melhores iscas naturais para a pesca de curimatã sejam em rios, riachos e lagoas saiba também os melhores equipamentos utilizados nesta pesca.
Além disso, o curimatã é um peixe que se alimenta no fundo dos rios, ele não é carnívoro e se alimenta de detritos, por esta razão, as iscas artificiais não funcionam.
Portanto, se tentar usar esse tipo de isca raramente terá qualquer emoção durante sua pesca.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores as melhores iscas naturais para a pesca de curimatã.
Neste caso, use iscas naturais para a pesca de curimatã, você pode experimentar miúdos de frango (tripas de frango), carne de porco ou carne bovina, use partes descartadas, como fígado ou coração, a massa caseira para de peixe também é excelente.
Você pode usar farelo de arroz, açúcar ou trigo como base, mas há um truque que pode aumentar ainda mais suas chances!
Não traga seu macarrão pronto, faça-o na borda de onde você planeja pescar, adicione um pouco de argila à massa do ponto mais profundo que puder, usando a água do rio.
A proporção seria de 20 água e lama de rio para a quantidade de massa que você está fazendo.
Além disso, curimatã é um dos peixes mais difíceis de serem pescados, por isso é sempre um bom desafio dentro da pesca esportiva.
Uma das características mais marcantes do peixe curimatã é sua resistência para morder as iscas e quando abocanha muitos pescadores nem sente a fisgada.
Equipamentos utilizados para a pesca de curimatã
Para pescar o peixe curimatã não precisa de muitos equipamentos, com uma vara de bambu, você já consegue pescar essa espécie.
Mas lembre-se que este é um peixe que luta muito. Então, se você puder optar por um material mais resistente, melhor!
Além disso, as varas de bambu são encontradas facilmente, para pescar curimatã elas precisam ter em torno de 2 a 4 metros.
Contudo, a linha precisa ter cerca de meio metro a mais que a vara, se a vara tem 2 metros a linha precisa ter 2 metros e 50 centímetros.
Com relação a espessura da linha deve ser de 0,30 ou 0,40 mm, de preferência use a linha de monofilamento.
No entanto, os anzóis devem ser mais finos, isso ajuda no momento da fisga, os melhores modelos são os números 8 a 2 e alguns pescadores descartam a chumbada, então fica a seu critério.
Entretanto, é importante também pode usar a carretilha ou molinete para pescar a curimatã.
Além disso, normalmente os pescadores preferem o molinete que poder ser modelos 1000 ou 2000 abastecido com uma linha 0,30 mm monofilamento, Já a vara ideal é de ação lenta com 12 libras e 1,65 metros de comprimento.
Iscas naturais para a pesca de curimatã
Miúdos de boi ou frango
Outro tipo de isca natural para a pesca de curimatã é miúdo de boi, porco ou frango, estas são iscas excelentes e uma das maneiras de aproveitar tripas ou órgãos como fígado, coração e rim, que muitas vezes são descartados.
Massa caseira de farinha de trigo
A massa caseira de farinha de trigo também é uma excelente isca para curimatã porém deve ser consistente, nem muito dura, nem mole demais.
Uma dica importante: Não é um peixe fácil de pescar porque pega a isca muito de leve, exigindo bastante calma e sensibilidade do pescador para efetuar a fisgada no momento exato.
Além disso, a massa caseira de farinha de trigo são as mais utilizadas por pescadores experientes, e existem dezenas de receitas de massas de pesca na internet e uma das que mais funcionam é com base de farelo de arroz ou farinha de trigo com água e açúcar.
Minhocuçu
O minhocuçu é a isca natural mais utilizada na pesca por ser de fácil coleta e transporte, além de atrair mais peixes.
Além disso, essa isca natural é utilizada para a pesca de curimatã, outros tipos de isca natural também podem ser usados, como por exemplo mortadela, pão, minhocas, goiaba, tilápia pequena e frutas vermelhas.