Golfinho-de-hector: características, reprodução, alimentação e ameaças
Golfinho-de-hector (Cephalorhynchus hectori) é o menor golfinho do mundo pertence a família Delphinidae tendo sua ocorrência apenas na Nova Zelândia.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso mamífero.
Além disso, este golfinho possui tons de cor que varia do negro ao branco, seu dorso possui uma coloração negra, próximo a nadadeira dorsal e caudal, sendo que o dorso possui tonalidades de cinza claro e escuro.
O golfinho-de-hector possui o ventre possui tons de branco e negro, sua cor é muito característica e pronunciada, o que o faz ser de fácil identificação.
Com relação a nadadeira dorsal deste animal é muito peculiar, tendo um formato arredondado e popularmente denominada pelos habitantes da Nova Zelândia como orelha do Mickey Mouse.
Subespécies
O golfinho-de-hector possui duas subespécies elas são:
– Cephalorhynchus hectori hectori: Esta presente na parte sul da ilha da Nova Zelândia.
– Cephalorhynchus hecotir maui: Esta presente na área noroeste da ilha da Nova Zelândia.
Características do golfinho-de-hector
O golfinho-de-hector possui o corpo robusto característico da família Delphinidae, ele é o menor.
Além disso, há um pequeno dimorfismo sexual, pois os machos são ligeiramente menores que as fêmeas.
Como os exemplares adultos têm um comprimento de 1,2 a 1,6 metro e pesam entre 40 e 60 quilos.
O golfinho-de-hector tem um ‘colarinho’ escuro que se estende da área superior aos olhos até atrás do orifício.
Contudo, a parte que começa logo atrás da ponta preta da mandíbula é branca, assim como a área logo atrás das barbatanas até a área urogenital.
Já as barbatanas, a barbatana dorsal arredondada, a área ao redor do orifício e grande parte do corpo do animal variam de cinza-escuro a preto. Seu focinho, com a ponta preta, não é pronunciado.
Reprodução do golfinho-de-hector
O período de gestação do golfinho-de-hector é semelhante ao de outros odontocetos, podendo durar de 10 a 11 meses, sendo que uma fêmea pode gerar apenas um filhote a cada intervalo de 2 a 4 anos.
Alimentação
Esta espécies de golfinho se alimentam de peixes de superfície e de fundo, sendo que também podem se alimentar de crustáceos.
Ameaças
O habitat limitado torna a espécie vulnerável às pressões da atividade humana: a principal causa de mortalidade é o enredamento na pesca de arrasto comercial ou amador.
Outras ameaças incluem colisões de barcos, poluição em seu habitat, desenvolvimento costeiro e mineração offshore.
Onde encontrar o golfinho-de-hector
Os golfinhos-de-hector se concentram principalmente nas regiões sul e oeste da ilha, em águas rasas nos meses de verão e mais dispersos nos meses de inverno.
Fotos do golfinho-de-hector
Estado de conservação do golfinho-de-hector
Além disso, o golfinho-de-hector foi listado na Lista Vermelha da IUCN em 2008 devido a um declínio no número de espécimes nos últimos 40 anos.
Portanto, foi classificado como Criticamente Ameaçado e as duas subespécies do Golfinho Hectors, é a subespécie C. hectori maui, na região norte, que está criticamente ameaçada.
Mas a maior ameaça é a captura acidental por artes de pesca (redes). A redução da população causada por este perigo foi estimada em 50.
Assim, em 1988 foi estabelecida uma reserva na Península de Banks onde a pesca era proibida. Isso reduziu o número de espécimes capturados.