Golfinho-de-commerson (Cephalorhynchus commersonii) é um mamífero da família dos delfinídeos também conhecido como o golfinho-panda ou o golfinho-doninha, devido à sua coloração preta e branca.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso mamífero.
O golfinho-de-commerson é uma espécie de golfinho de pequeno porte do oceânico, sendo uma das três espécies mais pequenas de golfinhos, um adulto pode chegar a ter 1,5 m de comprimento.
Características do golfinho-de-commerson
O golfinho-de-commerson é um dos menores golfinhos do mundo, medindo no máximo 1,7m, ele possui uma coloração preta e branca muito evidente.
Este golfinho presenta manchas no ventre, localizadas da nadadeira dorsal até a cauda, e suas nadadeiras peitorais e cabeça são pretas e na nadadeira dorsal até a cauda, com manchas no ventre.
Além disso, o restante de seu corpo é branco, quando nascem, os filhotes são todo preto com manchas acinzentadas, que tendem a clarear conforme o tempo passa.
Com relação as suas nadadeiras peitoral e dorsal são arredondadas, e não possuem rosto definido.
Com relação a sua alimentação é variada, incluindo peixes, lulas e invertebrados de fundo do mar (bentônicos).
Essa espécie possui algas em seu estômago e acreditasse que a ingestão de algas seja para impedir danos dos bicos de lulas no seu estômago, como uma camada de proteção, a caça e a pesca acidental são suas maiores ameaças.
Reprodução do golfinho-de-commerson
Fêmeas e machos atingem a maturidade sexual aproximadamente na mesma idade, entre cinco e oito anos para as fêmeas e entre cinco e seis anos para os machos.
O acasalamento ocorre durante a primavera e o verão no hemisfério sul, o nascimento ocorre após uma gravidez de 11 meses.
Alimentação
A alimentação do golfinho-de-commerson é variada, incluindo peixes, lulas e invertebrados de fundo do mar (bentônicos).
Além disso, essa espécie possui algas em seu estômago e acredita que a ingestão de algas seja para impedir danos dos bicos de lulas no seu estômago, como uma camada de proteção.
Curiosidades
Um ponto curioso desta espécie de golfinho é que ele é um dos menores golfinhos do mundo, medindo no máximo 1,7m.
Além possui algas em seu estômago acredita-se que a ingestão de algas seja para impedir danos dos bicos de lulas no seu estômago, como uma camada de proteção.
Habitat
O golfinho-de-commerson habita em vários locais abrigados da costa patagônica argentina e chilena como baía.
Fotos do golfinho-de-commerson
Onde encontrar o golfinho-de-commerson
O golfinho-de-commerson pode ser encontrado nas águas fria do Golfo de São Matias, Argentina ao lado chileno do estreito de Magalhães e nas ilhas Shetland do Sul, Geórgia do Sul, Falklands e Kerguelen.