Golfinho cruzado: características, reprodução, alimentação e curiosidades
O golfinho cruzado (Lagenorhynchus cruciger) é um mamífero de água subantártica da família dos delfinídeos conhecido como golfinho-ampulheta.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso mamífero.
O golfinho cruzado é uma espécie não é avistada com frequência, tendo sido identificada por Jean René Constant Quoy e Joseph Paul Gaimard no ano de 1824.
É o único cetáceo que foi amplamente aceita como espécie com base apenas em relatos de testemunhas, pois ainda não foi possível estudar o animal em profundidade.
Costumam nadar em grupos de 5 a 10 golfinhos. Um estudo da Comissão Baleeira Internacional chegou a registrar um grupo de 60 golfinhos da espécie.
Houve relatos de avistamentos de grupos de até 100 indivíduos.
Características do golfinho cruzado
O golfinho cruzado possui a coloração preto e branco, podendo às vezes apresentar tom cinza escuro.
Por esse motivo, este golfinho também era conhecido por baleeiros como uma “vaca marinha”.
As manchas brancas na parte frontal e traseira do corpo do animal são conectadas por uma faixa fina, criando uma forma semelhante a uma ampulheta – daí o apelido de golfinho ampulheta.
Por causa de seu pequeno tamanho e coloração, eles parecem um cruzamento entre um golfinho e uma baleia.
Reprodução do golfinho cruzado
O golfinho cruzado não têm uma época de reprodução, ocorre em qualquer estação do ano.
Além disso, eles se reproduzirem, os golfinhos têm contato de barriga com barriga para se adaptarem e conseguir encaixar os órgãos genitais.
Curiosidades
- Embora tradicionalmente pertencente ao gênero Lagenorhynchus, análises moleculares recentes indicam que o golfinho mestiço está mais próximo do gênero Cephalorhynchus;
- A coloração única e a forma das barbatanas facilitam a identificação desses golfinhos;
- Além de serem sociais com sua própria espécie, os golfinhos cruzados foram vistos ao lado de baleias-sei, baleias-comuns, baleias-de-bico-de-arnoux, orcas e baleias-piloto de barbatana longa;
- Os golfinhos gostam de nadar nas ondas criadas por animais muito maiores e até foram observados mudando de direção para pegar as ondas de barcos e navios.
- Nadando em saltos longos e baixos, os golfinhos de cabeça cruzada podem parecer pinguins subaquáticos à distância.
Alimentação
O golfinho cruzado se alimentam de peixes-lanterna, lulas e crustáceos, eles têm dentes cônicos, sendo de 26 a 34 na mandíbula superior e de 27 a 35 na mandíbula inferior.
Onde encontrar o golfinho cruzado
O golfinho cruzado geralmente é encontrado nas águas do sul durante o verão e nas águas do norte durante o inverno, isso sugere uma migração sazonal seguindo as correntes de água fria.