Goby blue band: características, habitat, reprodução e alimentação
Goby blue band (Valenciennea strigata) é uma especie de peixe da família dos Gobiidae qu pertence ao gênero dos Valenciennea.
É nativo do Oceano Índico e do Oceano Pacífico ocidental , onde pode ser encontrado em lagoas externas e no lado do mar dos recifes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Ocorre em uma variedade de substratos, areia, entulho, duro, em profundidades de 1 a 25 metros (geralmente a menos de 6 metros).
Habita principalmente tocas cavadas sob escombros, usando-as como local de nidificação e refúgio de predadores.
Características da goby blue band
Os goby blue band têm um corpo em forma de charuto com até 18 centímetros de comprimento. Eles têm olhos altos e uma boca grande, o que é típico dos gobies.
Ao contrário da maioria dos outros gobies, suas barbatanas pélvicas não cresceram juntas para formar um órgão de sucção.
Os primeiros raios da primeira barbatana dorsal são alongados nos Sandgobies-de-testa-dourada machos.
Habitat do goby blue band
O goby blue band vive em todo o Indo-Pacífico tropical em lagoas arenosas e claras e nas zonas arenosas entre recifes de coral em profundidades entre 1 e 25 metros.
Reprodução do goby blue band
A fêmea põe de 1.000 a 2.000 ovos no teto da toca e também guarda a ninhada, ao contrário da maioria dos outros gobies onde o macho assume essa tarefa.
As larvas eclodem após duas a três semanas e são retiradas da cavidade por ambos os pais.
Alimentação do goby blue band
O goby blue band alimenta-se principalmente de pequenos crustáceos que vivem nela, outros invertebrados, bem como ovas e larvas de peixes.
Criação em aquário
Com um comprimento máximo de 18 centímetros, o goby-de-cara-dourada necessita de um tanque correspondentemente grande, com uma camada de areia de vários centímetros de espessura, onde os animais possam construir as suas tocas.
Devido ao seu modo de vida e à sua forma de alimentação, são adequados para soltar o substrato do aquário e mantê-lo limpo.
No entanto, eles têm o hábito desagradável de subir com areia na boca para o aquarista e distribuí -la sobre animais sésseis e de fundo, como amêijoas gigantes e corais duros com pólipos grandes .
Gobies dorminhocos de fronte dourada tendem a pular para fora da água quando assustados. Portanto, as piscinas abertas devem ter uma borda com pelo menos 15 cm de altura. Alternativamente, você também pode instalar uma luz noturna fraca que ajude os peixes a se orientarem.