A garoupa-de-trindade (Epinephelus striatus) é uma espécie de peixe de água salgada que pertence a família Serranidae, conhecido também como mero-crioulo.
Além disso, esta espécie é do gênero Epinephelus, e a sua coloração é castanha com malhas brancas, garoupa-de-trindade têm menos de 15 centímetros.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de garoupa é comum ne exploração comercial encontrado em vários recifes de coral, é uma das espécies mais extensas e distribuídas em águas marinhas.
Por isso, ela já foi considerada uma das mais abundantes do mundo, embora agora esteja em perigo crítico.
Características do peixe garoupa-de-trindade
A garoupa-de-trindade apresenta um padrão de listras semelhante ao das zebras, com cores como rosa avermelhado, laranja e branco.
Reprodução do peixe garoupa-de-trindade
Habitat
Este peixe habita recifes de água rasa, mas pode atingir profundidades de até 100 metros.
Comportamento
Esta espécie tem comportamento solitário, as garoupas-de-trindade são predadores silenciosos, que ficam à espreita das suas presas em tocas ou outros abrigos do mesmo tipo.
Além disso, eles preferem caçar no escuro, por isso não são muito ativos durante o dia. Em geral é um animal muito agressivo, mesmo durante a época de reprodução.
Alimentação
Essas garoupas podem ser consideradas predadores comuns, mas possuem um método único de devorar suas presas. Para capturá-la, criam sucção através de suas brânquias, o que permite que o alimento chegue à boca rapidamente e com mínimo gasto de energia.
À medida que a presa consumida por essa espécie aumenta de tamanho, ela também aumenta. Enquanto os jovens comem alguns crustáceos ou mexilhões, os adultos alimentam-se de peixes, lagostas e gastrópodes.
Estado de conservação
Um dos maiores problemas dessa espécie é a sobrepesca, já que inicialmente era um peixe muito comum em sua distribuição original.
Infelizmente, após anos de predação, o garoupa-de-trindade está listado como Criticamente Ameaçado (CE) de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.
Embora já existam programas para regular sua pesca, este organismo continua ver declínios populacionais sustentáveis e de forma preocupante.