Gar-bicudo: características, habitat, reprodução e alimentação
Gar bicudo (Lepisosteus osseus) é um peixe também conhecido como gar-de-nariz-grande, é um peixe actinopterígeo na família Lepisosteidae.
É encontrado na metade oriental da América do Norte e em alguns afluentes do rio Amazonas. É uma espécie muito apreciada na pesca.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Sua origem remonta a milhões de anos, quando dominava os lagos e rios do Canadá, Estados Unidos e norte do México, embora nos últimos 3 séculos seu habitat e seu número tenham diminuído como resultado da atividade humana.
Características do gar bicudo
O gar-bicudo é um peixe grande, medindo entre 60 e 200 cm. Pode pesar até 40 kg. A coloração varia, embora o corpo seja geralmente marrom ou oliva, branco na parte inferior, com manchas escuras no corpo e nas nadadeiras.
Os espécimes juvenis apresentam uma característica faixa preta horizontal que percorre todo o corpo, que desaparece com a idade. Tem uma forma alongada e estilizada.
A cabeça é composta por olhos grandes e um focinho alongado semelhante ao de um crocodilo (daí o nome peixe jacaré), com numerosos dentes afiados. A mandíbula superior é mais longa que a inferior.
O corpo é coberto por grandes escamas.óssea não sobreposta As barbatanas dorsal e anal estão localizadas perto da barbatana caudal. Eles não têm espinhos e têm poucos raios.
A nadadeira caudal é heterocerca. A bexiga natatória é adaptada para respirar ar. A espécie apresenta dimorfismo sexual : as fêmeas são maiores e mais arredondadas que os machos, menores e alongadas.
Habitat do gar bicudo
Gar-bicudo são encontrados em rios e lagos na metade leste dos Estados Unidos , do sul de Quebec e do extremo sul de Ontário , na região dos Grandes Lagos , até o norte do México.
No entanto, as maiores concentrações são encontradas no sul da América, no Texas , Alabama (bacia de Cahaba) e ao longo de todo o curso do Mississippi . Prefere águas rasas e quentes com vegetação abundante.
Reprodução do gar bicudo
No final da primavera, entre meados de maio e início de junho , ou já no final de abril em águas caracterizadas por altas temperaturas, os bicudos deixam suas moradas de inverno para se deslocar pelas margens, para pontos rasos e possivelmente ricos em vegetação onde os ovos será colocado.
Após um cerimonial amoroso particularmente turbulento, a fêmea, geralmente acompanhada de vários machos, expele os ovos esverdeados, com cerca de 3 mm de largura, em várias fases sucessivas, que são fecundados pelos machos e depois se fixam no fundo e nas plantas aquáticas .
Após um período variável, dependendo da temperatura da água, de 10 a 14 dias, as conchas eclodem, deixando sair os filhotes que, não tendo a menor semelhança com os pais, são chamados de «larvas».
Alimentação do gar bicudo
As presas mais comuns do gar-bicudo são pequenos peixes e, ocasionalmente, insetos e pequenos crustáceos ; eles se alimentam principalmente à noite.
Estado de conservação
Em alguns territórios, como a área dos Grandes Lagos ou as vastas planícies pantanosas da Flórida, os Lepisosteidae costumam se espalhar em números tão altos que é necessário controlar e reduzir sua população para poder manter um efetivo equilíbrio na actividade pesqueira .