Focas-monge do havai (Neomonachus schauinslandi) é uma espécie de mamífero marinho que pertence a família dos Phocidae.
E uma espécie em extinção dependente da conservação . A pequena população de cerca de 1.400 indivíduos está ameaçada pela invasão humana, níveis muito baixos de variação genética , emaranhamento em redes de pesca , detritos marinhos , doenças e caça comercial de peles no passado.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso mamífero aquático.
Existem muitos métodos de biologia da conservação quando se trata de espécies ameaçadas ; translocação , cuidados em cativeiro, limpeza do habitat e educação do público sobre a foca-monge havaiana são alguns dos métodos que podem ser empregados.
Características da foca monge do havai
Sua pelagem cinza, barriga branca e corpo esguio os distingue de outras espécies de foca , as focas do havai fazem parte da família Phocidae as focas sem orelhas assim chamada por sua característica falta de orelhas externas e incapacidade de girar suas nadadeiras traseiras sob o corpo.
A foca-monge havai tem uma cabeça chata relativamente pequena com grandes olhos negros, oito pares de dentes e focinhos curtos com a narina no topo do focinho e vibrissas de cada lado.
As narinas são pequenas fendas verticais que se fecham quando a foca mergulha debaixo d’água.
Alimentação da foca monge do havai
A focas-monge do havai tem sua alimentação baseada em peixes , lagostas , polvos e lulas.
Habitat da foca monge do havai
A maioria da população de focas-monge do havai pode ser encontrada em torno das ilhas havaianas do noroeste, mas uma população pequena e crescente vive em torno das principais ilhas havaianas .
Reprodução da foca monge do havai
As focas-monge do havai acasalam na água durante a época de reprodução, que ocorre entre junho e agosto, as fêmeas atingem a maturidade aos quatro anos e dão à luz um filhote por ano.
Além disso o feto leva nove meses para se desenvolver, com o nascimento ocorrendo entre março e junho. Os filhotes começam com cerca de 16 kg e têm cerca de 1 m De comprimento, eles podem ter 1 filhote por ano.
Distribuição geográfica da foca monge do havai
Os fatores naturais que ameaçam a foca-monge do havai incluem baixas taxas de sobrevivência juvenil, redução de habitat/presas associada a mudanças ambientais, aumento da agressão masculina e subsequentes proporções de gênero distorcidas.
Os impactos antropogênicos ou humanos incluem a caça (durante os anos 1800 e 1900) e o pequeno pool genético resultante, perturbação humana contínua, emaranhamento em detritos marinhos e interações com a pesca.