O nerpa (Pusa sibirica) é um mamífero de água doce da família Phocidae, conhecido também de foca-de-baical e foca-da-sibéria é uma espécie de foca muito rara.
Além disso, esta espécie é rara por ser a única a habitar exclusivamente em água doce.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A nerpa é uma das menores espécies de focas do mundo, pesando em média 70 quilos (embora possam atingir quase o dobro desse peso).
Não apresenta dimorfismo sexual pronunciado, sendo os machos apenas ligeiramente maiores que as fêmeas.
As fêmeas geralmente dão à luz um filhote ou, às vezes, mais raramente, dois. Os filhotes vivem cerca de duas vezes mais que as espécies de focas marinhas.
Estima-se que a população desta espécie de foca não ultrapasse os sessenta mil. Embora a caça seja proibida, a perigosa superfície de gelo do Lago Baikal custa a vida de vários caçadores no inverno todos os anos.
Os moradores das poucas comunidades que pontilham as margens do lago têm um certo número de animais abatidos anualmente para sua alimentação.
Curiosamente, não se sabe como este animal chegou ao seu habitat atual devido à grande distância do mar (Baical fica perto da fronteira com a Mongólia). No entanto, acredita-se que o nerpa esteja presente no lago há cerca de dois milhões de anos.
Curiosidades sobre nerpa
– É a única foca que vive principalmente em água doce;
– As condições do gelo no lago determinam os movimentos e atividades sazonais desses animais;
– As mães amamentam seus filhotes por cerca de 2 meses, exceto no sul do lago – aqui o gelo quebra mais cedo. Por serem desmamados prematuramente, os filhotes do sul são menores.
Alimentação
O nerpa é uma espécie de foca que se alimenta principalmente peixes, podendo também se alimentar de invertebrados.
Distribuição geografica
Os nerpas são endêmicas do Lago Baikal na Sibéria, ocasionalmente é encontrada em rios que se conectam ao lago.