A foca-caranguejeira (Lobodon carcinophaga) é um mamífero pertencente à família Phocidae, é uma das espécies de foca que habitam em torno da costa da Antártida.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso mamífero.
Além disso, para caçar, a foca-caranguejeira é capaz de mergulhar a 600 metros de profundidade nas frias águas da Antártida.
No entanto, o mais curioso é que ela não se alimenta de caranguejos, e sim de krill, assim como as baleias.
Características da foca-caranguejeira
A foca-caranguejeira a cor da sua pelagem varia de acordo com a época do ano, cinza claro no verão e cinza escuro no inverno.
As barbatanas são mais escuras do que o resto do corpo durante todo o ano. Seu focinho é pontudo e sua cabeça é muito fina.
Seu corpo é esguio com cabeça e focinho largos, nadadeiras dianteiras grandes em forma de remo,
Sua pelagem é clara, com tonalidades do cinza escuro ao cinza prateado, com manchas de formatos variados nas laterais do corpo, diferentes, os filhotes ao nascer apresentam pelagem marrom claro ao longo do corpo e membros mais escuros.
Os indivíduos adultos podem pesar até 225 kg e crescer até 2,60 m de altura, sendo as fêmeas um pouco maiores, enquanto os filhotes pesam 20 kg ao nascer e têm até 1,15 m de comprimento.
Os machos atingem a maturidade sexual entre 3 e 6 anos, enquanto as fêmeas atingem a maturidade sexual entre 3 e 5 anos; ambos podem viver mais de 20 anos.
Habitat
A foca-caranguejeira habita em regiões costeiras e ocorre apenas ocasionalmente no Estado.
Alimentação
A foca-caranguejeira se alimenta principalmente de krill, possuindo dentição pequena e adaptada para este tipo de alimento, como também pequenos crustáceos e peixes que possuem glicoproteínas que irão evitar o congelamento do corpo do pinípede.
Predadores
Os principais predadores da foca-caranguejeira são a orca e a foca leopardo. Além disso, outras ameaças são a caça e a pesca indiscriminadas, que ocorrem mesmo nas áreas inóspitas onde vivem.
Comportamento da foca-caranguejeira
Com base nesse nome, podemos pensar que a foca-caranguejeira se alimenta de caranguejos, mas geralmente não habita a Antártida, onde a comida é bastante escassa. Em vez disso, sua dieta consiste em krill, semelhante às baleias.
Mesmo que houvesse presas maiores em seu habitat, essa foca não conseguiria capturá-la devido ao formato de sua boca e à distribuição de seus dentes, que formam uma espécie de peneira que funciona como um filtro para retirar o alimento da água.
É por isso que ele mergulha até 600 metros de profundidade nas águas geladas para caçar e nada com a boca entreaberta para pegar esses minúsculos crustáceos.
Para finalizar a refeição, ela chega bem perto da superfície do mar, a cerca de 20 metros de profundidade.
Distribuição geografica
A espécie tem distribuição circumpolar, vivendo no gelo da Antártida a maior parte do ano e pode migrar para a Austrália, Nova Zelândia, Tasmânia, África do Sul e América do Sul no verão, quando as calotas polares estão derretendo.
Esta é a espécie de pinípedes mais abundante atualmente, com uma população mundial estimada em 12 milhões de indivíduos, portanto considerada de baixo risco de extinção.