Água Salgada

Foca: características, alimentação, habitat e reprodução

Por Alan Costa, em 15/11/2022
foca

Foca (phocids) também conhecidas como foca verdadeira são espécies marinhas que fazem parte da família dos Phocidae

foca

Até recentemente, muitos pesquisadores acreditavam que os focídeos evoluíram separadamente dos otarídeos e dos odobenídeos ; e que evoluíram de animais semelhantes a lontras , como Potamotherium, que habitava os lagos de água doce europeus.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Evidências recentes sugerem fortemente uma origem monofilética para todos os pinípedes de um único ancestral, possivelmente Enaliarctos, mais intimamente relacionado aos mustelídeos e ursos .

Características das focas 

caracteristicas da foca

Esses mamíferos aquáticos se destacam por seus corpos arredondados, pescoço curto e largo e ausência de orelhas externas. Os machos não têm testículos externos. Como outras focas, as focas também têm pelos em seus corpos.

A pele das focas é trocada todos os anos. As nadadeiras traseiras das focas são projetadas para se mover na água e não podem ser empurradas para frente.

A direção da natação é determinada pelas nadadeiras dianteiras. As focas são bastante adeptas do ambiente aquático e são excelentes mergulhadoras.

Por exemplo, as focas de Weddell podem atingir profundidades de mais de 600 metros e permanecer na água por mais de uma hora.

Apesar de serem muito ágeis em ambientes aquáticos, as focas não possuem a mesma habilidade em substratos sólidos. Para se mover em terra ou gelo, eles promovem a flexão do corpo.

Ao contrário de outros pinípedes, as focas não podem usar suas barbatanas frontais como suporte.

Alimentação da foca 

foca

As focas são carnívoras, alimentando-se, portanto, de outros animais. Sua dieta pode incluir peixes, moluscos, pinguins, krill e até mesmo outras focas.

Habitat

Existem diferentes espécies de foca, que possuem em comum a característica de serem encontradas em regiões de águas geladas, como Ártico e Antártida. Entretanto, isso não significa que não há espécies sobrevivendo em regiões de água mais quente. A foca-monge-havaiana (Neomonachus schauinslandi), por exemplo, vive em águas tropicais.

Reprodução da foca

foca

Os focídeos passam a maior parte do tempo no mar, embora retornem à terra ou gelo para se reproduzir e dar à luz.

As fêmeas grávidas passam longos períodos forrageando no mar, acumulando reservas de gordura e depois retornam ao local de reprodução para usar sua energia armazenada para amamentar os filhotes.

 

Sair da versão mobile