Estrela-do-mar vermelha: reprodução, ameaças, alimentação e doenças
A estrela-do-mar vermelha é um animal invertebrado caracterizado por ter cinco braços terminados em ponta.
Esta espécie pertence à família dos equinodermos, é um grupo de animais marinhos que apresentam um conjunto de características físicas únicas. Entre elas, pode-se citar o sistema esquelético, o tegumento, a simetria e o sistema ambulacrário.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso fruto do mar.
Além disso, a estrela-do-mar vermelha pertence a classe Asteroidea que ocorrem nos oceanos de todo o mundo, desde as águas quentes dos trópicos até os oceanos polares, sobrevivendo tanto nas zonas de marés de praias quanto em regiões de grande profundidade, consideradas abissais (com mais de 5000 metros de profundidade).
Reprodução da estrela-do-mar vermelha
As estrelas-do-mar são em sua maioria dióicas, sendo os indivíduos adultos machos ou fêmeas, ao se reproduzirem, os adultos liberam gametas de suas gônadas diretamente no ambiente.
A fertilização ocorre externamente na maioria das espécies de estrelas do mar, com algumas exceções, os ovos fertilizados podem se prender a rochas ou serem carregados pelas fêmeas, formando embriões que passam, em sua maioria, por um estágio de vida larval (desenvolvimento indireto).
Também é sabido que as estrelas do mar podem realizar reprodução assexuada dividindo seus corpos, cada porção, após o corte, se viável, pode se regenerar, produzindo assim clones do indivíduo original, o mesmo processo também é usado para reparos físicos, como a regeneração de braços perdidos.
Ameaças
Acredita-se que a maior ameaça global às estrelas do mar seja uma doença que afetou diretamente essas espécies, os cientistas dizem que ainda é um vírus misterioso.
Embora este seja um problema por si só, também pode estar relacionado a outras ameaças, incluindo o aumento da temperatura do mar devido às mudanças climáticas.
Alimentação
A alimentação das estrelas-do-mar vermelhas é formada por amêijoas, ostras, pequenos peixes, artrópodes e moluscos gastrópodes, elas também podem ingerir algas e outras plantas marinhas.
Fotos da estrela-do-mar vermelha
Doença que acomete estrelas-do-mar
As doenças destruidoras de estrelas-do-mar vermelhas podem causar mortes em massa entre essas criaturas, pode apresentar uma variedade de sinais e sintomas diferentes, incluindo deflação, descoloração, torção dos braços e lesões na parede corporal.
As lesões causadas pela doença são brancas e se desenvolvem no corpo ou nos braços da estrela do mar, a medida que se espalham, os membros afetados podem cair.