Estrela-do-mar ocre ( Pisaster ochraceus) é uma espécie estrela marinha da família Asteridae, geralmente conhecida como estrela do mar roxa é uma estrela do mar comum encontrada entre as águas do Oceano Pacífico.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso animal aquático.
A estrela-do-mar ocre é uma espécie de estrela do mar da ordem Forcipulata, comum na costa do Pacífico norte- americano e como o principal inimigo dos mexilhões californianos, é considerado uma espécie-chave no ecossistema local.
Características da estrela-do-mar ocre
Esta estrela do mar tem cinco raios poderosos que variam em comprimento de 10 a 25 centímetros, os raios estão dispostos em torno de um disco central mal definido.
Embora a maioria dos indivíduos seja roxa, eles podem ser laranja, ocre-laranja, amarelo, avermelhado ou marrom.
A superfície aboral contém muitos pequenos espinhos (ossículos) dispostos em teia ou padrão pentagonal no disco central, os ossículos auditivos não excedem 2 mm.
Os pés do tubo têm ventosas em suas extremidades distais, permitindo que eles se prendam ao solo rochoso e vivam em áreas fortemente varridas por ondas.
A estrela-do-mar ocre tem um sistema nervoso simples e nenhum cérebro, um anel nervoso conecta e transmite impulsos entre os nervos radiais da estrela.
Reprodução da estrela-do-mar ocre
A estrela-do-mar ocre se reproduz por desova transmitida, que ocorre por volta de maio a julho, não há investimento parental além da desova.
Com relação a fertilização ocorre na coluna de água e a estrela-do-mar ocre desenvolve-se através de vários estágios larvais.
Além disso, o sistema reprodutivo consiste em um par de gônadas que se ramificam em cada raio de um filamento genital circular que está ao longo da superfície oral interna do disco central.
Alimentação
A estrela-do-mar ocre se alimenta de plâncton, mexilhões, quítons, lapas, caracóis, cracas, equinóides e até crustáceos decápodes.
Habitat
Esta espécie de estrela-do-mar pode ser encontrada em grande número em leitos de mexilhões e em costões rochosos batidos pelas ondas.