Estrela-do-mar-coroa-de-espinhos: características, reprodução, alimentação e habitat
A estrela-do-mar-coroa-de-espinhos (Acanthaster planci) é uma espécie pertencente a família Acanthasteridae conhecida como coroa-de-espinhos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso animal aquático.
Esta espécie é pertencente à classe Asteroidea (estrelas-do-mar) com ampla distribuição natural nos recifes coralinos do Indo-Pacífico, onde é predadora dos pólipos dos corais-pétreos do grupo Scleractinia.
A espécie atinge grandes dimensões de 25 a 37 centímetros de diâmetro e é um dos maiores equinodermos conhecidos com dimensões semelhantes à espécie Pycnopodia helianthoides, que é considerada o maior equinodermo do mundo.
Seu topo é coberto por espinhos venenosos, justificando seu nome comum, a espécie é considerada invasora.
Características da estrela-do-mar-coroa-de-espinhos
A forma do corpo da estrela-do-mar-coroa-de-espinhos é basicamente a mesma de uma estrela-do-mar típica, com um disco central e braços radiados.
No entanto, suas características distintivas incluem sua forma de disco, múltiplos braços flexíveis, preênseis e fortemente espinhosos e uma grande área de superfície do estômago em relação à massa corporal.
Sua capacidade de preensão vem das duas fileiras de numerosos pés tubulares que se estendem até o final de cada braço.
Por ter vários braços, perdeu a simetria quíntupla (pentamerismo) típica da estrela do mar, embora comece seu ciclo de vida com essa simetria, o animal tem verdadeira visão formadora de imagens.
Reprodução da estrela-do-mar-coroa-de-espinhos
As estrelas-do-mar-coroa-de-espinhos têm sexos separados, essa espécie são capazes de se reproduzir com dois anos de idade quando elas alcançam cerca de 20 cm de diâmetro.
Alimentação
A espécie alimenta-se exclusivamente de corais, contra os quais possui um tremendo potencial destrutivo.
É um predador agressivo e relativamente rápido que se alimenta escalando as paredes do recife de coral, onde empanturra o estômago sobre os trechos de pólipos, liberando enzimas digestivas e absorvendo tecido orgânico liquefeito, um único espécime pode destruir até 6 metros quadrados de coral em um ano.
Habitat
As estrelas-do-mar-coroa-de-espinhos vivem em substratos macios, talvez enterrados no substrato às vezes como outras estrelas do mar que habitam substratos macios, em profundidades moderadas, onde presumivelmente a superfície é regular e ocorre pouca ação das ondas.
Fotos da estrela-do-mar-coroa-de-espinhos
Impacto no recife de coral
As estrelas-do-mar coroa-de-espinhos atacam quase todos os corais, e suas preferências alimentares e padrões comportamentais variam de acordo com a densidade populacional, o movimento da água e a composição das espécies.