Equipamento

7 Equipamentos de pesca esportiva: o que precisa? e o que usar durante a pesca?

Por Alan Costa, em 18/02/2022
equipamentos de pesca esportiva

Os equipamentos de pesca esportiva são qualquer equipamento ou ferramenta usado durante a pesca.

Além disso, alguns exemplos de equipamentos de pesca esportiva são anzóis, linhas, chumbadas, boias, varas, molinetes, iscas artificiais, iscas naturais, lanças, redes, arpões, armadilhas, ganchos e galochas.

equipamentos de pesca esportiva

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de equipamentos de pesca esportiva e dicas do que usar durante a pescaria.

No entanto, um bom pescador precisa de alguns equipamentos para que possa pescar da maneira correta.

Pois para cada tipo de pescaria, existe um equipamento e uma técnica diferente para ser usada.

Além disso, a pesca é o ato de capturar peixes ou outros animais aquáticos tais como crustáceos, moluscos, echinodermata nos rios, lagos ou nos mares com propósitos comerciais, de subsistência, desportivos ou outros.

O que é a pesca esportiva?

o que e a pesca esportiva

A pesca esportiva possui o objetivo de fisgar o peixe não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar.

Por esta razão, existe uma série de equipamentos e acessórios diferenciados para esse tipo de pesca, que são idealizados com o intuito de não ferir o peixe.

Importância de ter um bom equipamento na pesca:

Além disso, a pescaria é uma atividade bem popular em muitas regiões do país, sendo considerada até mesmo um esporte.

importancia de ter um bom equipamento na pesca

A pesca esportiva possui bastante importância hoje em dia, contribuindo para a preservação ambiental, para a geração de novos empregos e um crescimento econômico mais sustentável.

Sobretudo para pescar com eficiência e qualidade, é necessário os equipamentos de pesca esportiva adequado para que a experiência seja completa e mais tranquila.

Além disso, muitas pessoas têm dúvidas sobre o melhor tipo de equipamento, mas o ideal é sempre aquele que corresponde ao grau de experiência de cada um.

Pois um equipamento inadequado vai prejudicar todo o desempenho, podendo até mesmo danificar durante a prática.

Entretanto, também são muito importantes para garantir toda a segurança para o pescador, evitando acidentes e imprevistos.

Por esta razão, nesse artigo vamos conhecer os equipamentos de pesca esportiva fundamentais.

Equipamentos de pesca esportiva fundamentais:

Vara:

Além disso, a vara é um dos equipamentos de pesca esportiva principal e o mais popular dos equipamentos para a pescaria, ela também é chamada de caniço.

vara pesca esportiva

A vara de pesca pode ser fabricada através de vários materiais, como metal, bambu, nylon, carbono e entre outros

Contudo, cada material possui a sua própria característica, seja um menor peso ou uma maior resistência, e indicado para tipos específicos de pesca.

Entretanto, para os iniciantes, é recomendado que as varas tenham de 1,90m a 2,10m de comprimento, além de um molinete mais simples.

Além disso, esse acessório é fundamental para ajudar o pescador iniciante a apontar a isca na hora do arremesso.

Vale ressaltar que, os modelos de varas mais populares no mercado são fabricados com bambu, carbono, fibra de vidro e metal.

As varas de carbono e grafite são as preferidas de quem pratica a pesca esportiva, já que são mais eficientes, leves e bem resistentes.

Linhas:

linha de pesca

A linha também é um equipamento de pesca esportiva fundamental, sendo classificada conforme o seu peso, além de auxiliar na escolha dos demais equipamentos.

Além disso, as linhas que aguentam os peixes maiores e mais pesados, requerem produtos mais resistentes.

Por outro lado, as linhas mais leves costumam usar acessórios menos robustos.

Dessa forma elas são fabricadas com nylon, possuindo uma classificação de acordo com a espessura em milímetros.

Contudo, as linhas são classificadas no mercado dessa maneira: 0,10, 0,20, 0,40, 0,60, 0,80 e 1,00 mm.

Carretilhas e molinetes:

carretilhas e molinetes para a pesca esportiva

Os molinetes e as carretilhas fazem parte dos equipamentos de pesca esportiva mais utilizados durante a prática da pesca.

Além disso, a função do molinete é enrolar e armazenar a linha, assim como puxá-la e lançá-la, garantindo mais flexibilidade no momento de manejar e na hora de recolher o peixe.

Elas são classificados conforme o peso, sendo chamados como: ultraleve, leve, médio e pesado.

Já a carretilha não é muito diferente do molinete, pois ele possui uma maior capacidade de armazenamento da linha, além de não conter o risco de retorce-la.

Por outro lado as carretilhas geralmente são responsáveis por lançar a linha ainda mais longe do que o comum.

Iscas:

iscas para a pesca esportiva

As iscas artificiais e as naturais são utilizadas para atrair o peixe, as iscas artificiais são as mais populares, já que não são perecíveis, fabricadas geralmente de estanho ou chumbo.

Além disso, também há a possibilidade do Popper, um tipo de isca que causa um estalo na água para chamar a atenção dos peixes.

Por outo lado as iscas naturais são compostas por matéria orgânica e perecível, que pode ser de origem animal, vegetal ou derivados como ração, massa e alimentos industrializados.

Ao contrário das iscas artificiais, elas atiçam o peixe não somente pelo movimento, mas também pela coloração, pelo cheiro e pelo sabor.

Boias:

boias de pesca

As boias também são um dos equipamentos de pesca esportiva fundamentais, cuja função é dar estabilidade para a isca dentro da água.

Além disso, as boias mantém as iscas em uma determinada altura, garantindo que elas não afundam.

No entanto, existe uma diversidade de modelos de boias, cada uma possuindo a sua própria utilidade, sempre dependendo do tipo de pescaria ou do tipo de peixe que deseja pescar.

Anzóis:

anzois ideais para pesca esportiva

Além disso, o anzol é um equipamento muito necessário durante a pescaria, visto que é onde são colocadas as iscas, possuindo uma variedade de tamanhos e modelos diferentes no mercado.

Contudo, cada anzol é qualificado para a espécie de peixe que deseja pescar, por essa razão, é fundamental obter uma coleção de anzóis para os diversos tipos de pesca.

Por exemplo, para capturar peixes maiores, é recomendado usar um anzol de 7 cm, já que foi fabricado especialmente para a prática.

Por outro lado, os anzóis costumam ser classificados conforme o seu tamanho.

– Pequeno: 1 ao 20;
– Médio: 1/0, 2/0, 3/0, 4/0 e 5/0;
– Grande: 6/0, 7/0, 8/0, 9/0 e 10/0.

Chumbos:

O chumbo tem uma função muito específica na pesca e é responsável por garantir a estabilidade entre a linha, carretel e anzol.

Eles são muito utilizados para ampliar o elenco entre o pescador e o local onde deseja pescar.

chumbos e um dos equipamentos de pesca esportiva

Em geral, o chumbo, também conhecido como chumbada, é muito importante na hora de lançar e submergir anzóis com isca e é um grande aliado para iniciantes.

Existem muitas formas e tipos de pellets, cada um feito para um tipo específico de pesca.

Os modelos mais comuns no mercado são: Garra, Pirâmide e Carambola.

Outros equipamentos de pesca esportiva importantes:

Muitos acessórios extras podem ajudar na pescaria. Confira uma lista!

– Luvas de pesca;
– Banqueta;
– Canivetes;
– Kits de pesca;

O que usar durante a pesca?

Óculos de sol:

oculos de sol para pescaria

O óculos de sol é um tipo de cuidado que precisa ser essencial para os pescadores, visto que eles possuem o hábito de ficar horas debaixo da luz solar, frequentemente expostos aos raios ultravioletas.

Além disso, sem a proteção certa, essa exposição ao sol pode provocar doenças como catarata, fotoceratite, pterígio e degeneração macular.

Boné ou chapéu:

bone ou chapeu para pescaria esportiva

Os chapéus, assim como as roupas, são essenciais para proteger o pescador.

Pois os chapéus protegem sua cabeça da exposição prolongada ao sol durante o dia e evita que o calor e as dores de cabeça induzidas pelo sol ataquem sua pele.

Os chapéus precisam ser muito confortáveis, pois um chapéu muito apertado pode causar muito desconforto se usado o dia todo, então escolha um estilo projetado para pescadores.

Protetor solar:

O protetor solar ajuda proteger a pele contra o envelhecimento, desidratação, flacidez e no aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de também prevenir contra o câncer de pele.

Máscara:

mascara para pesca esportiva

Além disso, o rosto é uma área do corpo muito afetada pelo sol durante a pescaria.

O rosto pode sofrer várias queimaduras e insolação se não for devidamente protegido, além de também o deixa mais vulnerável às doenças relacionadas à pele.

No entanto, a solução mais indicada é usar uma máscara, pois além de impedir os efeitos do sol, esse acessório também evita que os insetos pousem no seu rosto.

Além disso, a máscara de proteção é um item muito versátil, sendo usada tanto na pesca quanto em outros esportes ao sol, como caiaque, esqui e ciclismo.

Vestimenta específica para pesca:

vestimenta específica para pesca

Além disso, o uso de roupas específicas é muito importante para evitar insolação e doenças, já que a pescaria é uma atividade que pode durar o dia todo.

Portanto, sempre prefira camisas com proteção ultravioleta, fabricadas especialmente para a pesca, assim impede que os raios solares prejudiquem a sua pele.

Sair da versão mobile