Enguiazinha (Pangio anguillaris) é uma espécie de peixe de água doce que pertence a família Cobitidae, encontrado em águas rasas e lentas de córregos ou habitats calmos, como pântanos, meandros e remansos.
Além disso, a enguiazinha é um peixe moderadamente difícil de cuidar, pois precisa de ambientes bem estabilizados e não deve ser inserida em aquários recém-montados.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Origem
A enguiazinha é nativa da Ásia especificamente da Bacia do Mekong e Chao Phraya, Península Malaia, Sumatra e Bornéu.
Características do peixe enguiazinha
A enguiazinha é um peixe que mede cerca de 12 cm de comprimento, e a espécie se parece bastante com uma enguia ou cobra, e possui uma barriga pálida enquanto o corpo é quase todo manchado de verde / cinza com uma forte linha lateral escura que desce por toda sua extensão.
Habitat
Esta espécie de peixe habita áreas com vegetação densa e repleta de raízes, galhos e folhas submersas, além de substratos compostos de lama macia, areia ou lodo, onde gosta de se manter escondida.
Onde encontrar o peixe enguiazinha
A enguiazinha é um peixe que pode ser encontrado no Sudeste asiático.
Criação do peixe enguiazinha em aquário
Aquário mínimo
O aquário precisa ter no mínimo 94 litros para um grupo de 5 ou 6 peixes.
Parâmetros da água
– pH: Manter entre 5.0 – 6.0;
– Temperatura: Manter entre 24 – 26°C;
– Dureza da água: Entre 5 – 12;
Temperamento / Comportamento
A enguiazinha é um peixe que adora cavar o substrato do aquário, ela passará boa parte do tempo enterrada nele.
Por exemplo, na natureza esses peixes são frequentemente encontrados em grandes grupos, e em cativeiro, muitas vezes, se agrupam em um único canto, fenda ou caverna.
Por isso, é recomendado que você mantenha no mínimo 5 ou 6 exemplares no aquário para que possam se sentir seguros.
Alimentação
A enguiazinha é um peixe carnívoro, e passará boa parte do tempo peneirando o substrato com sua boca e brânquias se alimentando de insetos, pequenos crustáceos e similares.
Por conta disso, ela também acaba consumindo detritos orgânicos e matéria vegetal de suas respectivas presas.
Por outro lado, em aquário, a enguiazinha irá aceitar rações de fundo, mas também deve consumir alimentos vivos como, por exemplo, dáfnias, bloodworms, artêmias e microvermes.
Recomendação: alimente esse peixe pelo menos uma ou duas vezes por dia.
Acasalamento / Reprodução
Sobre a reprodução da enguiazinha não há relatos em cativeiro, no entanto, na natureza a desova ocorre em águas rasas e com vegetação abundante.
Configuração do aquário
Para criação da enguiazinha em aquário procure usar um substrato macio e arenoso, pois a espécie gosta de cavar e tende a passar boa parte do tempo enterrada.
No entanto, caso o cascalho seja muito grosso, ela pode ficar estressada ou se machucar, e o comportamento alimentar pode ser inibido.
É importante também adicionar raízes e troncos, colocando-os de tal forma que criem um ambiente sombreado, use folhas de amendoeira para deixar no fundo do aquário para manchar um pouco a água e criar o habitat perfeito para esse peixe.
Recomendamos também que você adicione uma filtragem suave e que forneça o mínimo de agitação possível na superfície, pois a espécie não aprecia ambientes agitados. E certifique-se de adicionar uma tampa bem firme ao aquário, pois a maioria dos peixes adoram saltar.