Enguia pelicano: características, reprodução, alimentação, habitat e curiosidades
Enguia pelicano (Eurypharynx pelecanoides) é uma espécie de peixe marinho pertencente à família Eurypharyngidae, é uma das espécies mais incomuns de peixe que vive no fundo do mar e tem uma cabeça muito incomum.
Além disso, a enguia pelicano pertence à ordem Anguilliformes, que atualmente é o único membro do gênero Eurypharynx descrito em 1882.
Esse tipo de peixe é chamado de pelicano porque sua boca é bem larga e lembra o bico de um pelicano. Este tipo de enguia não tem escamas e é coberto por uma pele lisa e escura.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A enguia pelicano é uma espécie ovípara, encontrada em todas as regiões tropicais e temperadas.
Características da enguia pelicano
A enguia pelicano é um peixe que tem o corpo alongado e preto, com um órgão caudal bastante simples e comprimido, em relação a sua cabeça é grande em comprimento, tendo mais de metade do comprimento pré-anal, embora o cérebro seja pequeno.
Este peixe também possui narinas bastante próximas entre si e os olhos pequenos e as suas barbatanas dorsal e anal, mede cerca de 155–196 mm e 118–147 mm.
A enguia pelicano tem boca sendo extremamente invulgar, e altamente distensível, tal como se verifica também nos pelicanos.
Além disso, outra característica interessante deste peixe é que na terminação da cauda têm um órgão bastante complexo que emite luz.
Reprodução da enguia pelicano
Sobre os hábitos reprodutivos ainda pouco se sabe muito, porém se destaca a desova, que apenas tem lugar uma vez durante a vida das enguias pelicano, pois pensa-se que as fêmeas morrerão pouco tempo depois deste processo.
Alimentação
As enguias pelicano são peixes que se alimentam de pequenos peixes, já os adultos consome crustáceos e peixes, ingerindo também cefalópodes, como lulas e invertebrados.
Curiosidades sobre a enguia pelicano
Atualmente, esta enguia está incluída na lista de classificação de menor preocupação da IUCN, pois é uma das espécies com um estado de conservação muito estável.
Além disso, esta é uma família com pouco interesse na pesca, pois são frágeis e serão totalmente destruídos se forem pegos. No entanto, como outras enguias, é frequentemente capturada com redes ou outros tipos de artes de pesca.
Habitat
As enguias pelicano habita em águas tropicais e temperadas em todos os oceanos, entre os 1200-1400 m de profundidade, embora possa ocorrer entre os 500 e os 3000m de profundidade.
Fotos da enguia pelicano
Onde encontrar da enguia pelicano
As enguias pelicano pode ser encontradas em águas australianas e no Oceano Atlântico é particularmente conhecido na Islândia, na linha do atlântico e nos Açores.