Elefante marinho: características, reprodução, alimentação e curiosidades
Elefante marinho (Mirounga) é um mamífero marinho que pertence a família dos Phocidae perfeitamente adaptados a vida aquática.
Os elefantes marinhos são focas sem orelhas muito grandes e oceânicas do gênero Mirounga .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Os elefante marinho foram caçados à beira da extinção por busca de petróleo no final do século XIX, mas seus números se recuperaram desde então. Eles são os maiores carnívoros existentes , pesando até 5.000 kg.
Características do elefante marinho
Os elefantes marinhos são considerados focas verdadeiras e pertencem à família Phocidae. Focídeos (focas verdadeiras) são caracterizados por não terem orelha externa e membros reduzidos. A redução de seus membros os ajuda a serem mais aerodinâmicos e a se moverem facilmente na água.
Os elefantes marinhos levam o nome da grande probóscide do macho adulto que lembra a tromba de um elefante, e considerada uma característica sexual secundária.
A probóscide do elefantes marinhos é usada para produzir ruídos de rugido extraordinariamente altos, especialmente durante a época de acasalamento.
Os elefantes marinhos são protegidos do frio extremo mais pela gordura do que pelo pelo. Seus cabelos e camadas externas de pele mudam em grandes manchas.
Reprodução do elefantes marinhos
Os machos dominantes chegam a potenciais locais de reprodução na primavera e rápidos para garantir que possam acasalar com o maior número possível de fêmeas.
Quando as fêmeas chegam, os machos dominantes já selecionaram seu território na praia. As fêmeas agrupam-se em grupos chamados haréns, que podem consistir de até 50 fêmeas em torno de um macho alfa.
O período de gestação para as fêmeas é de 11 meses, e as estações de filhotes duram de meados ao final do verão. Os novos filhotes passarão até 10 semanas adicionais em terra aprendendo a nadar e mergulhar.
Alimentação do elefantes marinhos
os elefantes marinhos alimentam-se basicamente de lulas, sépias, pequenos crustáceos, polvos e raias.
Curiosidades
Uma vez por ano, os elefantes marinhos passam por um processo chamado muda , onde perdem a camada externa de cabelo e pele. Este processo de muda leva até um mês para ser concluído.
Quando chega a hora da muda, eles vão para a terra para derramar sua camada externa e não consumirão nenhum alimento durante esse período.
As fêmeas e os juvenis farão a muda primeiro, seguidos pelos machos subadultos e, finalmente, os grandes machos maduros.