Donzela-de-barriga-amarela: características, habitat, reprodução e alimentação
Donzela-de-barriga-amarela (Chrysiptera hemicyanea) é um peixe marinho da família Pomacentridae que pertence ao gênero Chrysiptera.
Os peixes vivem em lagoas protegidas e recifes de corais na costa de South Sulawesi, ao redor das Ilhas Imperiais, na costa oeste da Nova Guiné e na plataforma noroeste da Austrália nas ilhas Ashmore e Cartier, Rowley Shoals e Scott Reef em profundidade. de 1 a 38 metros.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características da donzela-de-barriga-amarela
O maior comprimento registrado na donzela-de-barriga-amarela é de 5 cm. A cabeça e a parte superior do corpo são azuis ; tórax, abdômen e pedúnculo caudal amarelos , incluindo as barbatanas pélvicas e anais (margem com bordas azuis).
A íris é azul, com uma faixa preta na pupila . O focinho tem duas listras pretas do lábio superior até os olhos. A cabeça e a cobertura das guelras são de um verde mais claro.
Nadadeira caudal amarela na metade interna, tornando-se translúcida na metade externa. Nadadeira dorsal azul, translúcida na ponta. Nadadeira peitoral transparente.
Habitat da donzela-de-barriga-amarela
Como uma espécie tropical, essas espécies são encontradas em habitats de recifes de coral perto do equador. Eles habitam lagoas ou perto de recifes costeiros e são normalmente encontrados em estruturas rochosas ou em torno de corais ramificados como os corais Acropora .
Esta espécie é uma espécie dependente de recifes que precisa de corais ou outras estruturas para proteção contra predadores. Os primários comem plâncton e pequenos invertebrados.
Reprodução da donzela-de-barriga-amarela
A reprodução de donzela-de-barriga-amarela não é bem estudada. A reprodução no gênero Chrysiptera envolve pares de acasalamento, seguido por um ciclo de vida de postura bentônica, onde os ovos são aderidos a um substrato e um macho fica por perto para guardar e arejar os ovos.
Além disso, este gênero tem um estágio larval mais curto quando comparado a outras donzelas e, por causa dessas duas coisas, tem problemas de distribuição. A população tem a capacidade de dobrar em 15 meses.
Alimentação da donzela-de-barriga-amarela
As donzela-de-barriga-amarela Se alimentam principalmente de plâncton que ficam mais próximos do seu habitat
Criação em aquário
Este peixe é uma espécie popular no aquário doméstico, juntamente com algumas espécies intimamente relacionadas, como Chrysiptera talboti e C. rollandi .
Em cativeiro são bastante resistentes e fáceis de cuidar. Eles podem tolerar algumas pequenas mudanças na química da água e são recomendados para iniciantes no comércio de aquários de água salgada. Esta espécie come quase tudo, incluindo flocos de peixe e artêmia congelada.