5 Dicas para cuidar de um peixe betta
O peixe betta é considerado um animal de estimação resistente e muito fácil de cuidar, no entanto é preciso conhecer as dicas para cuidar de um peixe betta e mantê-lo sempre saudável.
Além disso, por ser um peixe inteligentes e fáceis de se apegar muitos aquaristas a começarem no hobby através dessa espécie.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas para cuidar de um peixe betta e mantê-lo sempre saudável.
No entanto, para aqueles que criam seus peixinhos com muito amor, é bastante difícil ter que se despedir dele em algum momento.
Por esta razão, você fará qualquer coisa para mantê-lo sempre saudável e fazer com que ele tenha o maior tempo de vida possível.
Dicas para cuidar de um peixe betta
#1 Dica: Alimente seu peixe betta com uma dieta equilibrada
A primeira dica para cuidar de um peixe betta é alimentar ele com uma dieta equilibrada, porém evite a superalimentação.
Além disso, na natureza, o peixe betta está sempre beliscando as raízes das plantas, mas principalmente comendo pequenos insetos, crustáceos e ovos de outros peixes.
Por esta razão, em um aquário, você deve considerar uma alimentação rica em proteínas.
Para melhorar a saúde geral do peixe, é importante alimenta-lo com uma ração adequada e de qualidade, pois isso vai interferir em sua taxa de crescimento, cor e vida útil.
Atenção: Alimente o peixe betta uma vez por dia, no máximo duas vezes, e procure dar uma ração que atenda todas suas necessidades nutricionais.
#2 Dica: Mantenha seu betta em um aquário limpo
Como os bettas têm a reputação de viver em uma variedade de condições de água, muitos mitos foram criados em torno deles.
Portanto, quebrar esses mitos é a chave para o sucesso na criação desses peixes. Você sabia que a água suja do aquário é uma maneira muito fácil de matar seu peixe betta.
Mas não estou falando apenas de água visivelmente poluída, estou falando de água que contém produtos químicos da decomposição de resíduos de peixes e alimentos não consumidos, tornando-a tóxica.
Embora os peixes betta possam sobreviver em espaços pequenos, o ideal é mantê-los em um aquário de pelo menos 20 litros.
Atenção: Lembre-se também de que você nunca deve trocar toda a água do aquário, apenas cerca de 20 a 30 % por semana.
#3 Dica: Compre um termostato / aquecedor para o aquário
Esta é outra dica para cuidar de um peixe betta indispensável a temperatura da água de um aquário com o peixe betta deve ficar sempre entre 24° – 30°C, já que eles costumam nadar bem menos quando a água está muito fria.
Além disso, na natureza, as águas nos trópicos incluindo as da Tailândia são naturalmente mais aquecidas devido ao clima da região.
Por esta razão, se você mora em uma região mais fria, é importante usar um aquecedor ou termostato no aquário.
#4 Dica: Construa esconderijo para o seu peixe betta
Um bom benefício de ter esses peixes em casa é que eles não exigem grandes espaços, como já mencionado, os bettas podem viver facilmente em aquários de pelo menos 20 litros.
Aquários muito grandes não farão muita diferença aqui, pois esses peixes crescem apenas cerca de 6 cm de comprimento quando adultos.
Eles também são muito solitários e não é possível misturá-los com outras espécies porque são muito agressivos.
Em relação à decoração, tente adicionar algum tipo de cascalho ou areia com cerca de 2,5 cm de profundidade.
O cascalho não só traz beleza, mas também serve como filtro para restos de comida e excrementos.
Outra dica interessante é adicionar uma lâmpada e algumas plantas de baixa manutenção para que tenham um lugar para descansar.
As plantas vivas ajudam a melhorar os níveis de oxigênio no aquário, o que ajudará a manter seu peixe betta mais saudável.
Lembre-se também de que as decorações artificiais podem ser usadas sem problemas, mas certifique-se de que não sejam muito pontiagudas, pois podem danificar suas barbatanas.
#5 Dica: Escolha o peixe certo
Esta é outra dica para cuidar de um peixe betta indispensável pois esses peixes são mais comuns em pet shops, então você terá uma variedade enorme de espécies e cores para escolher.
No entanto, reserve um tempinho para selecionar o peixe certo, porque alguns deles podem ter problemas de saúde, o que pode acarretar em um tempo de vida menor.
Atenção: É importante ficar atento se o peixe apresenta cores pálidas, nadadeiras rasgadas, ferimentos e olhos esbugalhados, pois esses sinais claros indicam que esse peixinho possui problemas de saúde, então, evite-o caso você não seja experiente!
Além disso, existe uma variedade de tipos de betta encontrados em tons amarelo, vermelho, verde, azul, branco, e muitos outros. Alguns deles ainda apresentam um belo brilho metálico em seus tons.
Vou deixar uma lista com os tipos de peixe bettas para você escolher o seu. Clique aqui para acessá-la!