Danio-zebra peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Danio-zebra (Danio rerio) é uma peixe tropical teleósteo de água doce que pertence a família dos ciprinídeos, conhecido como bandeirinha, peixe-zebra, paulistinha e bandeira-paulista.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O danio-zebra é uma espécie ovípara ornamental, muito apreciada por aquariófilos, com tempo de vida médio entre três e cinco anos.
Além disso, este peixe é um importante organismo modelo, frequentemente utilizado em pesquisas genéticas e análises voltadas para a biologia do desenvolvimento.
Por outro lado, sua nDanio-zebra (Danio rerio) otável capacidade de regeneração tem sido importante para a criação de linhagens transgênicas.
Origem
O danio-zebra é nativo dos córregos da região sudeste do Himalaia, incluindo Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Myanmar.
Características do peixe danio-zebra
O danio-zebra é uma espécie tropical de teleósteos, translúcida nas nadadeiras, com dorso em listras horizontais, é um peixe de pequeno porte.
Ele possui o corpo é alongado e achatado nas laterais e a característica mais marcante são suas listas longitudinais que percorrem o seu corpo, uma outra característica interessante sobre este peixe está relacionada à sua agitação, pois ele é bastante ativo, e nada freneticamente de um lado para o outro.
Ao contrário de outros peixes, possui apenas uma barbatana dorsal e uma boca rigorosa direcionada para cima.
Reprodução do peixe danio-zebra
O danio-zebra costuma atingir a maturidade sexual entre 3 e 6 meses após a fertilização, podendo variar de acordo com as condições ambientais, incluindo densidade populacional, temperatura e disponibilidade de alimentos.
Além disso, devido a essas possíveis variações, é mais apropriado relacionar a maturidade reprodutiva ao tamanho do que à idade.
No entanto, durante a corte, os machos nadam em círculos com as nadadeiras levantadas, próximos ao local de desova, para que as fêmeas os vejam.
Habitat
O danio-zebra habita em pequenos riachos de fluxo lento ou inexistente com densa vegetação marginal, água normalmente cristalina e raramente turva, e também abundante em piscinas marginais e sazonalmente inundadas, além de arrozais e pequenos córregos e canais.
Onde encontrar o peixe danio-zebra
O danio-zebra é encontrado na Ásia, Paquistão, Índia, Bangladesh, Nepal e Mianmar.
Criação do peixe danio-zebra em aquário
Aquário mínimo
O tamanho do aquário de ser no mínimo de 80 cm X 30 cm X 40 cm (96L).
Parâmetros da água
Mantenha a temperatura por volta de 20ºC e 28ºC e pH em torno de 6,4 a 7,5.
Comportamento e compatibilidade
O danio-zebra é um peixe de comportamento pacífico e comunitário, mas muito agitado, esses peixes lentos ou de nadadeiras longas devem ser evitados em aquários com paulistinhas, pois poderão ser mordiscados, deve-se manter em cardume de pelo menos seis indivíduos ou mais.
Além disso, embora atinja pequeno tamanho, é uma espécie bastante ativa que nada freneticamente a todo o momento, portanto, exige um bom espaço para nadar, devendo ser mantido em aquário com pelo menos 80 cm de comprimento.
Alimentação
O danio-zebra é um peixe onívoro, em seu ambiente natural alimentam-se de pequenos crustáceos, larvas de insetos e pequenos vermes, em aquário aceitam prontamente alimentos secos.
Reprodução em aquário
Ovíparo, as fêmeas dessa espécie dispersam livremente ovos em local pré-determinado pelo macho, onde será fecundado em sequência, os pais não cuidam da progênie e ovos eclodem em até 2 dias.
Fotos do danio-zebra