Danio manchado peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Danio manchado (Danio nigrofasciatus) é um peixe de água doce que pertence a família Cyprinidae, conhecido também como danio manchadinho.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o danio manchado foi descrito pela primeira vez por Day em 1870, e a descrição do peixe forneceu o nome desta espécie
Porém ao longo do tempo surgiram diferentes sinônimos como por exemplo Barilius nigrofasciatus, Brachydanio nigrofasciatus e Danio analipunctatus Boulenger.
Características do peixe danio manchado
O danio manchado tem uma coloração marrom-amarelada, e as cores são mais escuras dorsalmente do que no ventre que é branco a prateado.
Além disso, a cor marrom-amarelada também pode ser vista nas nadadeiras, na linha lateral, observa-se uma linha que vai do opérculo até a nadadeira caudal.
Esta linha é composta por três partes, a barra é branca no meio e azul acima e abaixo da linha branca, abaixo da linha lateral, uma linha pontilhada azul escura pode ser vista, os pontos também estão presentes na nadadeira anal.
Habitat
O danio manchado habita em córregos, rios menores e corpos de água, incluindo lagoas, valas e arrozais.
Onde encontrar o peixe danio manchado
O danio manchado é encontrado na Ásia; norte de Mianmar
Criação do peixe danio manchado em aquário
Aquário mínimo
O tamanho do aquário deve ser no mínimo de 60 cm comprimento X 30 cm largura, no entanto, apesar de seu tamanho diminuto, é um peixe bastante ativo exigindo um bom espaço para nadar.
Além disso, é importante o aquário ser mantido bem plantado com fluxo de água relativamente forte, com uma camada de vegetação cobrindo parcialmente parte da superfície e manter o aquário bem tampado, esta espécie pula para fora com frequência.
Parâmetros da água
—pH: 6.5 a 7.4;
— Dureza: 5 a 12;
—Temperatura: 18°C a 28°C;
Comportamento e compatibilidade
O danio manchado é um peixe pacífico, e deve ser mantido em numeroso cardume para que mostre seu comportamento natural e cores chamativas, podendo ser mantido em aquário comunitário com peixes de comportamento e tamanho similar.
Alimentação
O danio manchado é um peixe onívoro, em seu ambiente natural alimentam-se de pequenos crustáceos, larvas de insetos e pequenos vermes, em cativeiro aceitam prontamente alimentos secos.
Reprodução do danio manchado em aquário
Para obter um alto rendimento, um aquário especial deve ser estabelecido para reprodução. Caso contrário, o peixe comerá seus próprios ovos.
O aquário de criação deve ser decorado com uma base de mármore ou uma grade logo acima da base. Isso evita que os peixes entrem nas bagas.
A água deve ser ligeiramente ácida a neutra, a princípio, o aquário deve estar meio cheio, depois que os peixes estiverem acostumados com o tanque, adicionar água fria ao tanque pode fazer com que os peixes desovam.
O tanque deve ser enchido dentro de algumas horas, ele imita a monção, a desova ocorre pela manhã, as fêmeas dispersam livremente ovos em local pré-determinado pelo macho, onde será fecundado em sequência, e os pais não cuidam da progênie e ovos eclodem em até 2 dias.