
O danio laranja (Danio kyathit) é um peixe de água doce que pertence a família família Cyprinidae, ele foi descrito em 1998, está intimamente relacionado com o mais conhecido peixe-zebra ou danio zebra.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta é uma pequena espécie de cardume de peixes, endêmico do curso superior do rio Irrawaddy, perto de Myitkyina, no norte de Mianmar.
Características do peixe danio laranja

O danio laranja é um peixe de pequeno porte com comprimento máximo de 6 centímetros, as fêmeas são mais grossas e menos aerodinâmicas no corpo do que os machos.
Os dois morfos de cores reconhecidos são uma forma listrada conhecida como danio de barbatana laranja e uma forma manchada conhecida pelo nome comum jaguatirica danio, que pode ser confundida com o danio leopardo.
Peixes individuais podem mostrar variações nas marcações intermediárias às formas manchadas e listradas.
Habitat
O danio laranja habita em pequenos córregos lótico de águas claras e acastanhadas, com densa floresta de bambu em suas margens e fundo lamoso com pequenas pedras.
Onde encontrar o peixe danio laranja
O danio laranja é encontrado na Ásia, esta espécie é Endêmico de Myanmar.
Criação do peixe danio laranja em aquário
Aquário mínimo

O tamanho do aquário deve ser no mínimo de 80 cm comprimento X 30 cm largura, o danio laranja é um peixe bastante ativo exigindo um bom espaço para nadar.
Portanto, deve ser criado em um aquário plantado e manter o aquário bem tampado, esta espécie pula para fora com frequência.
Condições da água
— pH: 6.5 a 7.4 ;
— Dureza: entre 18 e 90 ppm;
— Temperatura: 18°C a 26°C;
Comportamento e compatibilidade
O danio laranja é um peixe pacífico, deve ser mantido em numeroso cardume para que mostre seu comportamento natural e cores chamativas, podendo ser mantido em aquário comunitário com peixes de comportamento e tamanho similar.
Alimentação
O danio laranja é um peixe onívoro, em seu ambiente natural alimentam-se de pequenos crustáceos, larvas de insetos e pequenos vermes, em aquário aceitam prontamente alimentos secos.
Reprodução do danio laranja em aquário

Além disso, as fêmeas dispersam livremente ovos onde será fecundado pelo macho em sequência, e os pais não cuidam da progênie e ovos eclodem em até 2 dias.