Danio celeste perolado peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e comportamento
O danio celeste perolado (Danio margaritatus) é um peixe de água doce da família Cyprinidae, também conhecido como danio galaxy, celestichthys margaritatus, microrasbora galaxy e rásbora galaxy.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie foi encontrado apenas em uma área muito pequena perto de Hopong, a leste do Lago Inle, a uma altitude de mais de 1.000 m.
O danio celeste perolado habita na bacia do Rio Salween, nomeadamente os rios Nam Lang e Nam Pawn, descoberta em agosto de 2006, a espécie apareceu rapidamente no comércio de aquários, onde seu tamanho pequeno e cores brilhantes o tornaram um sucesso instantâneo.
Origem
O danio celeste perolado é um peixe nativo Ásia (Myanmar).
Características do peixe danio celeste perolado
O danio celeste perolado é um peixe pequeno e rechonchudo, com um focinho marcadamente rombudo, medindo apenas 2 a 2,5 cm de comprimento padrão.
Além disso, o corpo tem cerca de três vezes sua altura, de forma geral, assemelha-se ao Danio erythromicron mais do que qualquer outra espécie conhecida.
Esta espécie apresenta algum dimorfismo sexual os machos têm um fundo azul claro (as fêmeas são verde-azuladas) e as barbatanas são mais coloridas.
A extremidade da cauda do corpo (eixo da cauda) também é mais longa que as fêmeas, a moldura é polvilhada com pequenos pontos de pérola.
O dorso é verde amarelado e o ventre da fêmea é branco amarelado, as brânquias são transparentes, então as brânquias vermelhas aparecem.
Reprodução do peixe danio celeste perolado
A reprodução do danio celeste perolado ocorre com a fêmea dispersando ovos em local pré-determinado pelo macho, sendo fecundado por este em seguida.
Além disso, esta espécie não mostram nenhum cuidado parental, alevinos eclodem em até 72h e nadam livremente em 3 ou 4 dias.
Comportamento
O comportamento reprodutivo tem consequências importantes para a reprodução no aquário, o danio celeste perolado parece ter-se adaptado a habitats algo efémeros.
Alimentação
Na natureza o danio celeste perolado se alimenta de pequenos invertebrados, algas e zoo plâncton, em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos.
Habitat
Esta espécie habita em pequenas lagoas rasas com no máximo 30 cm de profundidade em meio água clara e densa vegetação aquática e marginal.