Curimã peixe: características, reprodução, alimentação e habitat
Curimã (Mugil cephalus) é uma espécie de peixe de água salgada que pertencente à família Mugilidae, popularmente conhecido de tainha-olhalvo, tainhota, tapuji, tamatarana e urichoa.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de peixe tem a distribuição natural nas águas costeiras das regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos.
O peixe curimã é uma espécie bastante valorizada para fins culinários, em especial na costa mediterrânica ibérica, sendo alvo de pesca comercial além de ser produzida em aquicultura com fins comerciais.
Características do peixe curimã
O peixe curimã tem cerca de 30 a 75 centímetros de comprimento e pode atingir um peso máximo de 8quilos.
Além disso, este peixe tem o dorso verde-oliva, os lados são prateados e sombreados a branco em direção ao ventre.
O peixe curimã pode ter de seis a sete listras horizontais laterais distintas e os lábios são finos, a tainha não tem linha lateral.
Reprodução do peixe curimã
Durante o outono e o inverno, os adultos migram para o mar em grandes grupos para desovar, a fertilidade é estimada entre 500.000 e 2 milhões de ovos por fêmea, dependendo do tamanho do adulto.
Os ovos eclodem 48 horas após a fertilização, liberando 2 larvas de 2,4 mm de comprimento, e quando as larvas atingem um tamanho de 16 a 20 mm, elas migram para águas interiores ou estuários, onde podem ser coletadas para fins de aquicultura no final de agosto e início de dezembro.
Alimentação
O peixe curimã se alimenta de algas, detritos, zooplânctons e organismos bentônicos.
Habitat
O peixe curimã habita em águas marinhas e estuarinas costeiras tropicais e temperadas, mas também são frequentemente encontrados no curso inferior dos rios.
Além disso, essas espécie são capazes de viver em uma ampla faixa de salinidade e também podem ser encontrados em lagoas, lagos e estuários distante , mas migram de volta ao mar para desovar.
Onde encontrar o peixe curimã
O curimã pode ser encontrado nas águas costeiras das zonas tropicais, subtropicais e temperadas de todos os mares, do norte Golfo da Biscaia e Nova Escócia no Oceano Atlântico.
Fotos do peixe curimã
Pesca e aquicultura
O curimã é um importante peixe alimentar e é cultivada em todo o mundo. Em 2012, a captura global foi de aproximadamente 130.000 toneladas e a produção aquícola foi de 142.000 toneladas.