Cruzeiro do Sul (Hemiodus gracilis) é um peixe de água doce que pertence a família Hemiodontidae e da ordem Characiformes, conhecido popularmente charuto.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O cruzeiro do sul é uma espécie de peixe que pode ser encontrado na América do Sul, bacia Amazônica.
Além disso, esse peixe é extremamente tímido, chegando a se assustar com o simples acender e apagar das luzes, o que torna complicada a instalação do aquário em lugares muito movimentados.
Ao ser ameaçado, o peixe perde a coloração, que consiste em uma cor prateada intensa com cauda vermelha no fundo, e às vezes se choca contra vidros, causando ferimentos ou até a morte.
Em alguns casos, os peixes parecem perder a consciência ou até virar, mas logo voltam ao normal.
Características do peixe cruzeiro do Sul
O cruzeiro do sul tem o corpo achatado com cauda profundamente bifurcada, sua cor do corpo é prateada com tons esverdeados.
Além disso, este peixe possui uma faixa preta que começa no meio do corpo e termina na extremidade inferior da nadadeira caudal, uma forte listra vermelha abaixo da faixa preta na borda inferior da nadadeira caudal.
Habitat
O cruzeiro do sul é um peixe que habita em águas claras com alto índice de oxigênio e fluxo lótico, com alguma vegetação.
Onde encontrar o peixe cruzeiro do sul
Esta espécie de peixe é encontrada nas bacias dos rios Negro, Tapajós, Madeira, Solimões, Amazonas e Orinoco, e no Brasil está distribuído nos estados da Bahia e Pará.
Criação do peixe cruzeiro do sul em aquário
Criação em Aquário
Um aquário com dimensões mínimas de 100 cm de comprimento e 50 cm de largura, é uma espécie muito ativa que necessita de uma área de natação de bom nível.
A composição do seu biótopo consistirá em uma matriz de areia espalhada por todo o tanque e uma guarnição simples com galhos de raízes.
O cruzeiro do sul pode ser mantido em aquário com plantas. Em ambos os casos, a água deve estar bem oxigenada.
É sensível à qualidade da água, por isso não deve ser colocado em um tanque imaturo e a garantia da qualidade da água deve ser rigorosa.
Parâmetros da água
— pH: 5.8 a 7.2;
— Dureza: 4 a 15;
— Temperatura: 23°C a 28°C;
Comportamento
O peixe cruzeiro do sul apresenta um comportamento extremamente pacífico, mas pode intimidar espécies menores devido sua grande atividade e tamanho.
Costumam ser bem tímidos quando recém inseridos no aquário, e com o tempo, especialmente se estiverem em grande número, se estabelecem e ficam bastante ativos.
Certifique-se de que o aquário esteja bem tampado, pois pode pular distâncias surpreendentes.
Alimentação
Em aquário o peixe cruzeiro do sul aceitará prontamente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido regularmente alimentos vegetais.
Reprodução do peixe cruzeiro do sul
Ovíparo. o peixe cruzeiro do sul desova em nascente dos rios, necessitando de correnteza para sua reprodução e não há relatos e sua reprodução em cativeiro.
Fotos do peixe cruzeiro do sul