A criação do peixe rosáceo em aquário é recomendada para aquaristas novos no hobby, por esse ser um peixe pacífico e resistente.
Além disso, este é um peixe da família Characidae popularmente conhecido como tetra coração sangrando. É uma espécie muito popular no aquarismo por com da sua rusticidade e beleza.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação do peixe rosáceo em aquário.
É um animal de pequeno porte que mede cerca de 6 cm de comprimento, ambos os sexos da espécie tem uma mancha vermelha de sangue atraente na área do peitoral.
Licença para a criação de peixe ornamental
A criação de peixes ornamentais exige do empresário o cumprimento de alguns requisitos legais, como licença ambiental e registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Além disso, para a criação do peixe rosáceo em aquário também é necessário o registro no Conselho do Comércio e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação do peixe rosáceo em aquário
Aquário
É recomendado para a criação deste peixe que o aquário tenha no mínimo 54 litros de água. Na decoração é interessante planta-lo bem, e por raízes e folhas secas para realçar a beleza do peixe.
Parâmetros da água
– Dureza: 4 a 12;
– pH: 4.0 a 7.2;
– Temperatura: 24°C a 28°C;
Alimentação em aquário
O peixe rosáceo é onívoro, isso quer dizer que se alimenta de crustáceos, vermes de insetos e também de plantas. Em cativeiro poderá ser alimentado com comidas secas e vivas.
Compatibilidade
É uma espécie pacífica e gregária, que podem chegar a se tornar territorialistas quando a frente de outros machos ou espécies de formato e cor semelhante.
Além disso, mantê-los em grupos com no mínimo 6 outros iguais a ele, pois isso realçara as cores dos machos quando disputam com outros pelas fêmeas.
Reprodução / Acasalamento
É ovíparo, os ovos liberados pelas fêmeas serão fecundados pelos machos nas primeiras horas do dia no fundo do aquário. eles eclodem em cerca de 3 dias e nadam livremente em até 48 horas.