Criação de trairão em tanque: espaço, alimentação e reprodução
A criação de trairão é muito comum em alevinos brasileiros, típico da região norte do país, esse peixe de água doce chama a atenção justamente pela saborosa carne, apreciada em todo o território nacional.
Além disso, pode ser muito benéfico para o produtor em termos de eficiência de custos, é uma forma de diversificar a criação em sua propriedade e maximizar os lucros da piscicultura.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação de trairão em tanque.
No entanto, por ser um animal principalmente carnívoro, sua produção requer cuidados especiais para obter melhores resultados.
Regularização ambiental na piscicultura
Praticar a produção de peixes é uma atividade rentável, porém possui regras ambientais rigorosas.
Por esta razão, antes de criar qualquer peixe é preciso licença ambiental, registro no Ibama e no Ministério da Pesa, além de autorização para o uso da água, essas regras são de suma importância pois a falta destes documentos pode implicar em multas de até R$ 1 milhão.
Criação de traírão em tanque
Produção de alevinos
A produção de alevinos é um processo complexo que requer tanques para cada fase da vida do peixe. Por exemplo, para produzir cerca de 30.000 alevinos de Trairão por ano, é necessário construir um tanque de reprodução de 200 m², 10 tanques de 500 litros e 6 tanques de 10 m² para alevinos.
Deve-se levar em conta que o Trairão é uma espécie carnívora e por isso os tanques devem ser construídos de forma que facilite o combate aos peixes.
Preparo do tanque ou o açude
Para a criação de trairão em tanque escolha um tanque ou prepare um açude de tamanho adequado para a densidade de peixes definida para a cultura.
Tanto a traíra quanto o trairão que vem ganhando espaço aos poucos e precisam de água de qualidade para obter melhores resultados e evitar perdas desnecessárias de animais. Isso afeta não só a qualidade, mas também a temperatura do local.
A água da área onde o trairão é levantado deve ter no máximo 15 cm de espessura e deve ser constantemente renovada para que esteja sempre arejada e oxigenada.
A temperatura deles é um fator que afeta diretamente o surgimento dessa espécie e deve ser sempre monitorada. Para mantê-lo sempre arejado, é possível utilizar uma estrutura feita de um tubo ou mangueira de plástico e uma pedra porosa, que também possui um banger elétrico.
Espaço para o trairão
O espaço adequado para criação de trairão em tanque é necessário construir um tanque de 200 m², 10 tanques de 500 litros e 6 tanques de 10 m² para alevinos.
Alimentação do trairão em cativeiro
Um dos primeiros pontos que merece atenção é justamente o cuidado com a alimentação do trairão . Por fim, isso é fundamental para planejar uma engorda mais eficiente e obter melhores resultados reprodutivos.
Por isso, devemos lembrar que as traíras são carnívoras, ou seja, alimentam-se de outros peixes menores e que tem uma boa apetite. Portanto, é importante estar atento a este tipo de problemas para obter melhores resultados no processo de engorda.
Se você alimenta os animais com forragem, deve considerar a concentração de proteína para a produção. Por exemplo, na fase mais jovem é interessante ter ração com 48% de proteína. Os mais velhos podem usar carne de outros peixes para alimentação.
Para quem está em fase reprodutiva é interessante usar peixe vivo ou então usar uma ração balanceada seca e peixe moído juntos.