Criação de tambaqui em tanque: desenvolvimento, alimentação e espaço
A criação de tambaqui em tanque é um avanço crescente da piscicultura, porém nem todos que entram neste ramo consegue os resultados eficientes isso porque depende da boa qualidade da alimentação, boa qualidade da água e espaço correto por peixe.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas dicas de para uma criação de tambaqui em tanque com sucesso.
Além disso, o tambaqui é uma espécie de baixa tolerância a mudanças bruscas de algumas características da água, principalmente temperatura.
Regularização ambiental na piscicultura
Praticar a produção de peixes é uma atividade rentável, porém possui regras ambientais rigorosas.
Por esta razão, antes de criar qualquer peixe é preciso licença ambiental, registro no Ibama e no Ministério da Pesa, além de autorização para o uso da água, essas regras são de suma importância pois a falta destes documentos pode implicar em multas de até R$ 1 milhão.
Criação de tambaqui em tanque
Como fazer o tanque
Para a criação de tambaqui o primeiro passo é fazer o tanque com espaço suficiente com a previsão da quantidade de peixes a ser cultivada, depois se deve solicitar a licença ambiental no órgão competente – IMAP.
Além disso, as medidas do tanque deverá ser considerado o espaço de 1m² para cada peixe e a profundidade de 1,5m, com inclinações de 1m nas bordas para facilitar o arrasto e subida da rede até a terra, durante a despesca.
Dica: O local do tanque deve ser em área de fácil acesso a água como rios, igarapés e lagos, ex para cultivar 2.000 peixes precisamos de 2.000m² e um tanque de 20 de largura por 100 de cumprimento que é igual a 20 x 100 = 2.000m².
Aclimatação
Os alevinos de tambaqui devem chegar embalados em sacolas plásticas com água, e na aclimatação deve-se misturar aos poucos a água do tanque com a da embalagem antes de soltá-los dentro de uma gaiola de madeira com tela construída dentro do tanque, para possibilitar as primeiras alimentações e seu acompanhamento.
Alimentação dos tambaquis
Na criação de tambaqui em tanque é realizada a alimentação em três fases a inicial, engorda e finalização.
Além disso, a ração é flutuante e deve ser dada a vontade, três vezes ao dia, manhã, meio dia e fim da tarde, em no máximo até 10 minutos por alimentação.
Qualidade da água para criação de tambaqui em tanque
Na criação de tambaqui em tanque a faixa ideal para a espécie é entre 0,6 mg L–1 a 2,0 mg L–1, enquanto de nitrito é até 0,5 mg L–1; e nitrato em 5,0 mg L–1.
Além disso, é fundamental considerar que o crescimento dos peixes depende da boa qualidade da alimentação, boa qualidade da água e espaço correto por peixe.
Por esta razão faça o acompanhamento que é realizado através da medição e pesagem de mais ou menos 10% dos peixes por trimestre para acompanhar seu crescimento.
Desenvolvimento do peixe tambaqui
A partir do sistema de criação utilizado, o ciclo de criação de tambaqui em tanque pode ser adaptado, e o tempo de engorda, por exemplo, pode sofrer interferência da lotação das unidades de produção.
Outros fatores como a temperatura da água e o manejo alimentar também exercem influência direta na duração do tempo de criação.
Portanto, seu ciclo dura de 8 meses a 1 ano, período em que os peixes atingem de 1 a 3kg, peso adequado para comercialização, e em criações de 18 meses, também podem ultrapassar 2kg.
Exigências
O peso ideal do tambaqui para a comercialização varia de acordo com as exigências do mercado e para serem criados e apresentarem os resultados esperados, os tambaquis precisam de cuidados básicos e cautela na escolha do local e do tipo de manejo adotado para os peixes.
Proteção
Um fator importante além dos cuidados básicos, os tambaquis também precisam de proteção contra possíveis predadores e agentes infecciosos.
Isso porque os tambaquis impedem o desenvolvimento dos peixes e que expressem o máximo do seu potencial genético, e também podem provocar a morte dos peixes, o que significa um grande prejuízo para o piscicultor.