Peixes

Criação de peixe-leão em aquário: características, alimentação, reprodução e dicas

Por Alan Costa, em 14/04/2023
Criação de peixe-leão em aquario

A criação de peixe-leão em aquario exige um cuidado especial por se tratar de uma espécie de peixe que contem uma quantidade de veneno.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação de peixe-leão em aquario.

Criação de peixe-leão em aquario

São peixes pacíficos, você pode manter vários indivíduos no aquário e não há conflitos entre eles, são bastante tímidos e sedentários.

Se quisermos colocá-los em um aquário comunitário, os peixes que compartilham o espaço devem ser de bom tamanho, pois podem comer os menores sem nenhum problema. Dentro do aquário, eles gostam de nadar perto do fundo ou em um nível médio.

Licença para criação de peixe ornamental

peixe-leao

A criação de peixes ornamentais exige que o empreendedor cumpra alguns requisitos legais, como Licença ambiental e o registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.

Também é preciso se cadastrar na Junta Comercial e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.

Características do peixe-leão

caracteristicas do peixe-leao

O peixe-leão, é um dos peixes de profundidade mais proeminentes e perigosos. O peixe-leão às vezes é confundido com o peixe-escorpião. É verdade que ambos pertencem à família dos escorpiões e, embora sejam semelhantes, não são o mesmo peixe.

Sua presença é muito impressionante, mas sua beleza está no aquário. Eles parecem muito agressivos, mas na verdade não são… são peixes muito sociais, com sua própria espécie claro, porque estamos falando de predadores.

Dicas para a criação do peixe-leão

dicas para a criacao do peixe-leao

O volume do aquário deve ser de 200- 400 litros e o biótopo costeiro deve ser aumentado com esconderijos rochosos onde os peixes-leão possam se esconder durante o dia, pois são bastante tímidos e de natureza noturna.

Anêmonas do mar ou corais também podem ser adicionados à base de areia de coral.

Parâmetros e qualidade da água

Temperatura: 23ºC a 26ºC
pH: 8,10 a 8,40
Gh: entre 8º e 12º.
Densidade: entre 1.022 e 1.025

Alimentação do peixe-leão

alimentacao do peixe-leao

Sua dieta pode consistir em peixes vivos ou mortos, assim como pequenos crustáceos e camarões. Aceitará de bom grado Mysis e carne fresca de atum.

Comportamento do peixe-leão

comportamento do peixe-leao

São peixes calmos, você pode manter vários exemplares no aquário e não haverá confrontos entre eles, eles são bastante tímidos e sedentários.

Se quisermos colocá-los em um aquário comunitário, os peixes que compartilham espaço devem ter um bom tamanho, pois são capazes de comer os menores sem nenhum problema. Dentro do aquário, eles gostam de nadar perto do fundo ou nos níveis intermediários.

Reprodução do peixe-leão

reproducao do peixe-leao

O peixe-leão macho é muito territorial durante a época de acasalamento. O macho geralmente domina um grupo de fêmeas, que pode chegar a 8. Para fertilizar o macho, o macho corteja a fêmea e espalha suas barbatanas até fazer com que a fêmea mude de tez.

Para desovar, a fêmea sobe à superfície ao entardecer, onde deposita de 2.000 a 15.000 ovos, que são fertilizados pelo macho. Esses ovos são levados pela corrente até o mar aberto, onde eclodem após 36 horas.

Os alevins nadam perto da superfície até atingirem uma altura de aproximadamente 12 milímetros, depois descem para o fundo onde dividem espaço com o resto da população de peixes-leão.

Sair da versão mobile